Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16387
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O desenvolvimento de projetos interdisciplinares na educação básica como estratégia para o fortalecimento de aprendizagens significativas, dialogicidade e protagonismo estudantil
Otros títulos : The development of interdisciplinary projects in basic education as a strategy for strengthening meaningful learning, dialogic and student protagonism
Autor : Mendonça, Raylany Wedna Alves
Lima, Suellen Tarcyla da Silva
Lima, Victor Lucas Xavier de
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: A compreensão de ciência, tecnologia e inovação é fundamental para a formação de crianças, jovens e adultos pois a construção desse conhecimento influenciará diretamente sua vida, inserção, postura, contribuições e visão de mundo para e na sociedade moderna. O trabalho por projetos se constitui como uma alternativa para a consolidação de aprendizagens significativas, fomento ao protagonismo e desenvolvimento de criticidade e reflexividade. O trabalho em tela tem por objetivo explicitar os resultados de um projeto desenvolvido pelos docentes e estudantes da Educação Básica em uma escola da rede Estadual de Educação de Pernambuco. No que diz respeito as contribuições do projeto para os estudantes nesse momento de ensino remoto, 76,5% dos estudantes responderam que sim e justificaram que o projeto auxiliou no fortalecimento do contato, companheirismo, facilitou a aprendizagem, a realização de atividades e até a organização de rotinas e horários de estudo. As ações do projeto possibilitaram a existência de novos vínculos institucionais. Parcerias estabelecidas por exemplo com a Universidade Federal de Pernambuco e Instituto Federal de Pernambuco que fortaleceram práticas, aproximaram a educação básica do ensino superior e indicaram caminhos e alternativas que promoveram ganhos à Educação.
Resumen : The understanding of science, technology and innovation is fundamental for the education of children, young people and adults, as the construction of this knowledge will directly influence their lives, insertion, posture, contributions and vision of the world for and in modern society. Project work is an alternative for the consolidation of significant learning, fostering protagonism and developing criticality and reflexivity. The work on screen aims to explain the results of a project developed by teachers and students of Basic Education in a school in the State Education Network of Pernambuco. Regarding the project's contributions to students at this time of remote learning, 76.5% of students answered yes and justified that the project helped to strengthen contact, companionship, facilitated learning, carrying out activities and even organization of study routines and schedules. The project's actions enabled the existence of new institutional bonds. Partnerships established, for example, with the Federal University of Pernambuco and the Federal Institute of Pernambuco, which strengthened practices, brought basic education closer to higher education and indicated paths and alternatives that promoted gains for Education.
Palabras clave : Aprendizagem significativa
Projetos
Protagonismo
Meaningful learning
Projects
Protagonism
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.38
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16387
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DesenvolvimentoProjetosInterdisciplinaresEdBasica.pdf754,41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.