Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16393
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Sandra Maria de Lima | - |
dc.contributor.author | Fonseca, João Henrique Villa-Chan da | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Maria Luiza Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T22:43:42Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T22:43:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16393 | - |
dc.description.abstract | The study of the Portuguese language, inserted in reading, speaking, writing and in interpretation processes that value the contextualization and active participation of students, is relevant to understanding how mediated debate can be observed in common fields of learning. This study aims to describe and analyze texts from 3rd grade high school students at Colégio Eximius, located in the city of Recife-Pernambuco. The written productions resulted from experiences in textual production classes, for which the introduction of mediated debate was designed as a support to enhance argumentation and the active participation of students in the teaching-learning process. The descriptive, qualitative research was based on theorists such as: Vygotsky, Batktin, Marcuschi, Antunes, Koch, Ducrot, Liberal, Leitão. The results showed that students are able to write argumentative texts and achieve proficiency in the Portuguese language, depending mainly on the conditions and strategies that the teacher offers in their methodological practices. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Argumentação | por |
dc.subject | Debate | por |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Argumentation | eng |
dc.title | Da oralidade à escrita: o debate mediado como estratégia para potencializar a argumentação e a aprendizagem ativa dos alunos | pt_BR |
dc.title.alternative | From orality to writing: mediated debates as strategy to leverage students’ argumentation and active learning | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo da Língua Portuguesa, inserida na leitura, oralidade, escrita e em processos de interpretação que valorizem a contextualização e a participação ativa dos alunos, tem uma relevância para se entender como o debate mediado pode ser observado em campos comuns de aprendizagem. Este estudo objetiva descrever e analisar textos dos alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma instituição particular de ensino da cidade de Recife. As produções escritas resultaram das vivências nas aulas de produção textual, para as quais foram pensadas a introdução do debate mediado como suporte para potencializar a argumentação e a participação ativa dos educandos no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa de natureza qualitativa descritiva pautou-se em teóricos como: Vygotsky, Bakhtin, Marcuschi, Antunes, Koch, Ducrot, Liberal, Leitão. Os resultados demonstraram que os alunos têm condições de escrever textos argumentativos e alcançar o papel ativo no contexto da prática da aprendizagem, dependendo, principalmente, das condições e das estratégias que o professor ofereça nas suas práticas metodológicas. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DaOralidadeAEscritaDebateMediado.pdf | 169,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.