Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16398
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Como a compreensão leitora é desenvolvida em inglês como língua franca para alunos iniciantes através da plataforma gratuita de ensino de idiomas Duolingo for Schools
Otros títulos : How the reading comprehension is developed in English as a second language for beginner students at the online platform Duolingo for Schools
Autor : Oliveira, Dionea Menezes
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: A compreensão de um texto nunca depende apenas do texto, ou apenas do leitor. Sistema ortográfico e contexto social são utilizados de forma otimizada, ou estratégica, no processo de compreensão leitora. Esse trabalho investigou como se dá o desenvolvimento da compreensão leitora no curso de inglês no nível iniciante para falantes de português na plataforma de ensino de idiomas Duolingo for Schools. Para tanto, empregou-se uma pesquisa documental, cujo a principal fonte foi a própria plataforma. Por aluno iniciante, considerou-se o aluno do 6º ano do ensino fundamental II. Os dados coletados foram analisados de acordo com as expectativas de aprendizagem no eixo da leitura para o 6º ano expressas na Base Nacional Curricular Comum (2018), que envolvem componentes da compreensão leitora. Descritos como objetivos específicos neste trabalho: (1) como a prática de leitura na plataforma envolve a articulação com conhecimentos prévios dos alunos. (2) Como se dá a construção de repertório lexical e da consciência fonética e a (3) análise linguística com foco no presente simples, imperativo e adjetivos possessivos.
Resumen : Text comprehension is not dependent on the text alone or on the reader. The orthographic system and the social context are used optimally, or strategically, in the process of reading comprehension. This work investigated how the reading comprehension is developed on the English course, at the beginner level, for speakers of Portuguese on the online platform Duolingo for Schools. A documental methodology was employed in which the main source was the platform itself. The beginner level is considered 6th grade in Brazil (in which English becomes a compulsory subject). The collected data were analyzed in with the learning expectations expressed in the Brazilian Common Core Curriculum (BNCC), which were adapted in this work as the specific objectives, which aims to know: (1) how the reading practice on the platform articulates with the student’s background knowledge. (2) How the lexicon repertory and the letter-to-sound correspondence is constructed. (3) How the linguistic analysis with focus on simple present, imperative and adjectives is presented.
Palabras clave : Compreensão leitora
Língua inglesa
Inglês
Duolingo for Schools (Plataforma de ensino)
Ensino fundamental
Reading comprehension
English
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.36
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16398
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CompreensaoLeitoraInglesDuolingo.pdf154,86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.