Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana Cláudia Prazeres França Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:45:22Z-
dc.date.available2022-10-07T22:45:22Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16402-
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo presentar estrategias que reduzcan y / o eliminen las barreras de accesibilidad, favoreciendo el proceso de desarrollo y aprendizaje de los estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA) en la educación híbrida. Con base en la investigación bibliográfica y las observaciones de las prácticas pedagógicas adoptadas en la enseñanza híbrida de 08 niños y adolescentes autistas, reportamos las estrategias mencionadas en este artículo con base en las siguientes dimensiones de accesibilidad: arquitectónica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática y actitudinal. Los estudiantes observados se incluyen en escuelas privadas de educación infantil, básica I y II y tienen características autistas de leves a moderadas. Sin embargo, comenzaron a tener una participación activa y a realizar actividades sincrónicas y asincrónicas con autonomía, logrando avances en el desarrollo y el aprendizaje. Debemos considerar que los profesionales y estudiantes de la educación en el año 2020 enfrentaron muchos desafíos y en la educación especial estos fueron aún mayores. Las estrategias se definieron en función del perfil individual de cada alumno. Existen lagunas en la educación híbrida y este artículo no pretende agotar las posibilidades de estrategias, sino más bien aportar conocimientos sobre el tema y agudizar la búsqueda de otros.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autista (TEA)por
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectTrastorno del espectro autista (TEA)por
dc.subjectAccesibilidadpor
dc.subjectInclusión escolarpor
dc.subjectEducación híbridapor
dc.titleInclusão escolar no ensino híbrido: estratégias de acessibilidade para estudantes com o transtorno do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeInclusión escolar en la educación híbrida: estrategias de accesibilidad para estudiantes con trastorno del espectro autistapor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo apresentar estratégias que reduzem e/ou eliminam barreiras da acessibilidade favorecendo o processo de desenvolvimento e aprendizagem do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino híbrido. A partir das pesquisas bibliográficas e das observações das práticas pedagógicas adotas no ensino híbrido de 08 crianças e adolescentes autistas, relatamos as estratégias citadas nesse artigo pautadas nas seguintes dimensões da acessibilidade: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal. Os estudantes observados estão inclusos em escolas particulares na educação infantil, fundamental I e II e têm características autisticas leves e moderadas. No entanto, passaram a ter participação ativa e a realizar com autonomia as atividades síncronas e assincronas, obtendo avanços no desenvolvimento e na aprendizagem. Precisamos considerar que os profissionais da educação e estudantes no ano de 2020 enfrentaram muitos desafios e quando tratamos da educação especial estes foram ainda maiores. As estratégias foram definidas a partir do perfil individualizado de cada estudante. Existem lacunas nas informações sobre a inclusão escolar de pessoas com TEA no ensino híbrido e este atigo não possue a pretenção de esgotar as possibilidades de estratégias, mas sim contribuir com o conhecimento sobre a temática e aguçar a busca por outras.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.23-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InclusaoEscolarEnsinoHibrido.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.