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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Olívia Chaves de-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:53:29Z-
dc.date.available2022-10-07T22:53:29Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16410-
dc.description.abstractThis article presents an analysis of the challenges faced by student assistance in Federal Institutions of Higher Education (FIHE), with the onset of the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus and, consequently, the suspension of all face-to-face activities. This is a basic qualitative theoretical research supported by authors who address educational policies for access to federal universities and the democratization of higher education. It analyzes legal instruments and public policies on the subject, with emphasis on the National Student Assistance Program, which has allowed the digital inclusion of university students in a situation of socioeconomic vulnerability. It discusses remote learning, adopted as a strategy for the continuation of academic semesters. It points to the need to deepen discussions regarding the effective democratization of public universities, the importance of expanding student assistance, as well as the attention that should be given to social inequalities that affect students and their families. It also defends the transformation of Decree No. 7,234/2010 into law, as a strategy to carry out a project for the democratization of higher education based on the reduction of social inequalities within universities and on the permanence of students from the subordinate layers, with quality, until the diploma.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectPermanênciapor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectPermanencepor
dc.subjectRemote teachingeng
dc.subjectStudent assistanceeng
dc.subjectUniversityeng
dc.titleO desafio da permanência estudantil em tempos de crisept_BR
dc.title.alternativeThe challenge of student permanence in times of crisiseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma análise dos desafios enfrentados pela assistência estudantil nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES), com o início da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 e, consequentemente, a suspensão de todas as atividades presenciais. Trata-se de uma pesquisa teórica qualitativa básica que se ampara em autores que abordam políticas educacionais de acesso às universidades federais e a democratização da educação superior. Analisa instrumentos legais e políticas públicas sobre o tema, com destaque para o Programa Nacional de Assistência Estudantil que, tem permitido a inclusão digital dos universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Discute o ensino remoto, adotado como estratégia para a continuação dos semestres letivos. Aponta a necessidade de aprofundar as discussões a respeito da efetiva democratização das universidades públicas, a importância da ampliação da assistência estudantil, assim como a atenção que deve ser dada às desigualdades sociais que afetam os estudantes e suas famílias. Defende também, a transformação do Decreto nº 7.234/2010 em lei, como estratégia para levar adiante um projeto de democratização da educação superior pautado na redução das desigualdades sociais no interior das universidades e na permanência dos estudantes das camadas subalternas, com qualidade, até a diplomação.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.10.16-
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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