Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Manoel Messias Santos-
dc.contributor.authorSantana, Luciene Costa-
dc.contributor.authorSantos, Willian Lima-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:53:49Z-
dc.date.available2022-10-07T22:53:49Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16412-
dc.description.abstractThe present study sought to analyze quality of life indicators of school physical education teachers working in the midst of the pandemic scenario, as well as to reflect on the use of digital technologies as didactic-pedagogical resources in the teaching and learning process in school physical education. This is a pilot survey with preliminary clippings of the doctoral research, in progress, with a qualitative-quantitative and descriptive approach. The target audience corresponded to 13 school physical education teachers working in Basic Education. With regard to the research instruments, a sociodemographic questionnaire was used to outline the profile of the participants, and an instrument developed by the Quality of Life Group of the World Health Organization, known as WHOQOLbref, to assess the quality of life of generally and based on some subjective and multidimensional constructs. Although most teachers have shown reasonable and satisfactory levels of quality of life, it was possible to infer that the current pandemic scenario and its impacts on teaching performance, especially with regard to the requirements to be able to deal appropriately with the various aspects remote education applicants, can overburden these teachers and impair their quality of life.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectQualidade de vidapor
dc.subjectAtuação docentepor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectQuality of lifeeng
dc.subjectTeaching activitieseng
dc.subjectPhysical education at schooleng
dc.titleReflexões sobre o uso das tecnologias e qualidade de vida dos professores de educação física escolar em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeReflections on the use of technologies and quality of life for physical education teachers in schools in times of pandemiceng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou analisar indicativos de qualidade de vida de professores de educação física escolar atuantes em meio ao cenário pandêmico, assim como refletir sobre o uso das tecnologias digitais enquanto recursos didático-pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem em educação física escolar. Trata-se de levantamento piloto com recortes preliminares da pesquisa de doutorado, em andamento, com abordagem quali-quantitativa e de caráter descritiva. O público-alvo correspondeu a 13 professores de educação física escolar atuantes na Educação Básica. No que se refere aos instrumentos de pesquisa, foi utilizado um questionário sociodemográfico para traçar o perfil dos participantes, e um instrumento elaborado pelo Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde, conhecido como WHOQOL-bref, para avalia a qualidade de vida de modo geral e com base em alguns construtos subjetivos e multidimensionais. Embora a maioria dos professores tenha mostrado níveis razoáveis e satisfatórios com relação a qualidade de vida, foi possível inferir que o atual cenário pandêmico e seus impactos na atuação docente, sobretudo no que se refere as exigências para poder lidar de maneira apropriada com os diversos aspectos recorrentes do ensino remoto, podem sobrecarregar esses docentes e prejudicar sua qualidade de vida.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.13.07-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReflexoesUsoTecnologiasPandemia.pdf152,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.