Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16413
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A evolução da tecnologia da informação e comunicação na prática docente |
Título(s) alternativo(s): | The evolution of information and communication technology in teaching practice |
Autor(es): | Medina, Daniele da Costa Rodrigues |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | A utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), no sistema educativo, deve visar um horizonte de atuação dos professores que não se limita a simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera utilização tecnológica escolar através dos meios informáticos. As TIC têm um papel profundo na educação e a sua relativização com o mundo em que vivemos. Para tanto, o conjunto de habilidades que transformará o discente em um profissional competente que ocorre através da dinamização do ensino, proporcionado pelas novas tecnologias. Entender os novos paradigmas educacionais que emergem dessa sociedade da informação e da comunicação, bem como, da necessidade de exercer uma cidadania participativa, crítica e interveniente. Analisar as novas concepções acerca da natureza dos saberes, valorizando o trabalho cooperativo e descrever as novas vivências e práticas no ensino médio, através do desenvolvimento de interfaces entre as instituições de ensino e os grandes centros de pesquisa do mundo, através da utilização da rede mundial de computadores que é a Internet. Apontar o uso das TICs no ensino médio, exemplificando por meio do EAD, novo conceito de ensino praticado nas instituições e implementado a partir dos ambientes virtuais de aprendizagem, globalizando o conhecimento. |
Abstract: | The use of information, and communication technologies (ICT) in the education system should aim at a horizon of action for teachers that is not limited to the simple improvement of the effectiveness of traditional teaching or to the mere use of school technology through information technology. ICT ( Technology and Information)has a profound role in education and its relativization with the world in which we live. Therefore, the set of skills that will transform the student into a competent professional that occurs through the dynamization of teaching, provided by new technologies. Understand the new educational paradigms that emerge from this information and communication society, as well as the need to exercise a participatory, critical and intervening citizenship. Analyze new conceptions about the nature of knowledge, valuing cooperative work and describing new experiences and practices in secondary education, through the development of interfaces between in educational institutions and major research centers in the world, through the use of the global network of computers that is the Internet. Point out the use of ICTs ( Information and communication ano tecnology) in high school, exemplifying through distance learning, a new teaching concept practiced in institutions and implemented from virtual learning environments, globalizing knowledge. |
Palavras-chave: | Docente Educação Tecnologia Sistema Teacher Education Technology System |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.31 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16413 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EvolucaoTicPraticaDocente.pdf | 162,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.