Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16420
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAraújo, Amanda Souza-
dc.contributor.authorZogaib, Simone-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:55:06Z-
dc.date.available2022-10-07T22:55:06Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16420-
dc.description.abstractThis text goes through the spheres of teacher training, mathematics education and early childhood education, focusing on the field of geometry. It refers to an excerpt from the final work of the Pedagogy course, and aims to analyze the conceptions of early childhood education teachers from a school in the city of São Cristóvão, regarding the work with geometry in early childhood education. With a qualitative approach, the research process took place from a case study with four early childhood education teachers from that school. Data analysis was based on the participants' responses to a questionnaire on the subject under study. Four categories guided the analysis: importance of working with geometry in early childhood education; geometric knowledge necessary for children in kindergarten; strategies and resources used to work geometry in early childhood education; initial and continuing education in geometry for children. As a main result, we highlight the emphasis on geometric figures at the expense of working with a child's spatial sense, the presence of playful activities as mobilizing learning, including geometry, and the gaps regarding geometric knowledge in training processes, both initial and continued of the teachers.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectConcepções de professorespor
dc.subjectPreeschool educationeng
dc.subjectGeometryeng
dc.titleGeometria para crianças: o que dizem as professoras da educação infantil?pt_BR
dc.title.alternativeGeometry for children: what do kindergarten teachers say?eng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente texto perpassa pelas esferas da formação docente, da educação matemática e da educação infantil, concentrando-se no campo da geometria. Refere-se a um recorte do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, e têm como objetivo analisar as concepções das professoras de educação infantil de uma escola do município de São Cristóvão, a respeito do trabalho com a geometria na educação infantil. Com uma abordagem qualitativa, o processo de pesquisa ocorreu a partir de um estudo de caso com quatro professoras de educação infantil da referida escola. A análise dos dados se deu a partir das respostas das participantes a um questionário sobre a temática em estudo. Quatro categorias orientaram a análise: importância do trabalho com geometria na educação infantil; conhecimentos geométricos necessários para crianças da educação infantil; estratégias e recursos utilizados para trabalhar geometria na educação infantil; formação inicial e continuada sobre geometria para crianças. Como resultado principal, destacamos a ênfase nas figuras geométricas em detrimento do trabalho com o sentido espacial infantil, a presença das atividades lúdicas como mobilizadoras das aprendizagens, inclusive da geometria, e as lacunas referentes ao conhecimento geométrico nos processos de formação, tanto inicial como continuada das professoras.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.19-
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GeometriaParaCriancas.pdf180,02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.