Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16425
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves Junior, Hélio da Guia | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T22:56:01Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T22:56:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16425 | - |
dc.description.abstract | This article aimed to analyze research projects developed as undergraduate final project for a Licentiate Degree in Biological Sciences. The following question was listed as a guide: In the context of private higher education, do the epistemological foundations prevalent in the research carried out by teachers in training reveal a break with banking teaching practices? For the analysis of the corpus, the following categories were listed: (i) the dominant pedagogical paradigm; (ii) overlapping of theory and practice; (iii) position taken by students in conducting their research. As a result, we obtained confirmation of the hypothesis that undergraduate teachers do not adhere to the epistemological coherence of the assumptions that underlie and guide their pedagogical practices, they only reproduce the domination processes of banking education. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia crítica | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Fundamentos epistemológicos | por |
dc.subject | Critical pedagogy | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Epistemological foundations | eng |
dc.title | A construção da consciência epistemológica na graduação: uma análise de projetos de pesquisa elaborados por professores em formação | pt_BR |
dc.title.alternative | The construction of epistemological awareness in graduation: an analysis of research projects prepared by undergraduate teachers | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo teve como objetivo a análise de projetos de pesquisa desenvolvidos durante a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Elencou-se como pergunta norteadora a seguinte indagação: no contexto do ensino superior privado, os fundamentos epistemológicos predominantes nas pesquisas desenvolvidas pelos professores em formação desvelam um rompimento com as práticas bancárias de ensino? Para análise do corpus, foram elencadas as seguintes categorias: (i) o paradigma pedagógico dominante; (ii) imbricamento da teoria e da prática; (iii) postura assumida pelos educandos na condução de suas pesquisas. Como resultado, obteve-se a confirmação da hipótese de que os professores em formação inicial não se atêm à coerência epistemológica dos pressupostos que fundamentam e norteiam suas práticas pedagógicas, apenas reproduzem os processos de dominação da educação bancária. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConstrucaoConscienciaEpistemologicaGraduacao.pdf | 146,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.