Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16426
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Dirce Rodrigues da Costa | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do | - |
dc.contributor.author | Garcez, Amanda Carolina Ferreira de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T22:56:09Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T22:56:09Z | - |
dc.date.issued | 2021-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16426 | - |
dc.description.abstract | Este artículo tiene como objetivo comprender el proyecto educativo de los 40 intelectuales fundadores de la Academia Sergipana de Letras/ASL, desde 1929, año de creación de la institución, hasta 1931, cuando la ASL concluyó su organización según el modelo francés y siguiendo la orientación institucional de la Academia Brasileña de Letras. La pregunta elaborada fue si las Academias de Letras reflexionaban sobre problemas educativos o si se ocupaban únicamente de cuestiones literarias. Para ello, se trabajaron los conceptos de Intelectuales y de Asociación Voluntaria, analizando la contribuición de estos pensadores al desarrollo de ideas para la modernización de la instrucción pública en Sergipe, adoptando los principios de la Pedagogía Moderna. La hipótesis es que los fundadores llevaron debates educativos a los encuentros, los cuales vinieron a colaborar en la elevación cultural, en la valoración literaria, lingüística y científica, defendiendo también los ideales políticos y filosóficos de la igualdad y el derecho a la educación, enfatizando la educación pública como la única manera dede combatir las desigualdades sociales. | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Intelectuais educadores | por |
dc.subject | Academia | por |
dc.subject | Associação voluntária | por |
dc.subject | Intelectuales educadores | spa |
dc.subject | Asociación voluntaria | spa |
dc.title | Intelectuais educadores: o debate educacional na Academia Sergipana de Letras (1929-1931) | pt_BR |
dc.title.alternative | Intelectuales educadores: el debate educativo en la Academia Sergipana de Letras (1929-1931) | spa |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo compreender o projeto educacional dos 40 intelectuais fundadores da Academia Sergipana de Letras/ASL, no período de 1929, ano de criação da Instituição, a 1931, quando a ASL concluiu a sua organização conforme o modelo francês e seguindo a orientação institucional da Academia Brasileira de Letras. A pergunta elaborada foi se as Academias de Letras refletiram sobre problemas educacionais ou se se preocuparam apenas com as questões literárias. Para isto, foram trabalhados os conceitos de Intelectuais e de Associação Voluntária, analisando a contribuição desses pensadores para o desenvolvimento das ideias da modernização da instrução pública em Sergipe, adotando-se os princípios da Pedagogia Moderna. A hipótese é de que os fundadores levavam às reuniões debates educacionais, o que veio a colaborar na elevação cultural, na valorização literária, linguística e científica, defendendo, também, ideais políticos e filosóficos de igualdade e do direito à educação, ressaltando o ensino público como o único caminho de combate às desigualdades sociais. À guisa de conclusão, evidencia-se que os instituidores da ASL a legitimaram como uma organização civil com potencial intelectual, que, por seu status social criou um espaço capaz de contribuir com um sistema literário, refletindo essa contribuição para a educação sergipana. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.35 | - |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IntelectuaisEducadoresDebate.pdf | 195,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.