Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos Júnior, Israel Domingos-
dc.contributor.authorAraújo, Célia Maria de-
dc.date.accessioned2022-10-07T22:59:17Z-
dc.date.available2022-10-07T22:59:17Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16444-
dc.description.abstractComics (Comic Books) are present in many educational practices of reading and writing, in addition to other areas of knowledge, although there is a lack of studies. This article investigates the conceptual and methodological trends adopted in English language teaching and learning through comic books. To achieve the objective, the Systematic Literature Review (RSL) was initiated through the Start platform, following a review protocol, based on inclusion and exclusion items. The initial selection of articles was based on related search terms, coming from nine digital libraries and published between 2011 and 2020. The results of the work reveal the need for practical efforts to meet new demands for communicative skills and abilities; technological tools have played a fundamental role today; several works associated digital narratives to Mobile Learning; the concern with the development of communicative competence can also be seen in the integration of reading and writing in teaching English as a second language; the comics offer a light reading that pleases the reader, among other considerations.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectLíngua Inglesa como segunda línguapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectComicseng
dc.subjectEnglish as a second languageeng
dc.subjectTeaching sequenceeng
dc.titleTendências conceituais e metodológicas adotadas no ensino-aprendizagem de língua inglesa através de histórias em quadrinhospt_BR
dc.title.alternativeConceptual and methodological trends adopted in english language teaching-learning through comicseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoAs Histórias em Quadrinhos (HQs) estão presentes em muitas práticas educacionais de leitura e produção escrita, além de outras áreas do conhecimento, embora perceba-se uma carência de estudos. O presente artigo investiga as tendências conceituais e metodológicas adotadas no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, através das HQs. Para alcançar o objetivo, a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) foi iniciada através da plataforma Start, seguindo um protocolo de revisão, a partir de itens de inclusão e exclusão. A seleção inicial dos artigos se deu com base nos termos de busca relacionados, oriundos de nove bibliotecas digitais e publicados entre 2011 e 2020. Os resultados dos trabalhos revelam a necessidade de esforços práticos para atender a novas demandas de competências e habilidades comunicativas; as ferramentas tecnológicas têm exercido um papel fundamental nos dias atuais; vários trabalhos associaram as narrativas digitais ao Mobile Learning (Aprendizado Móvel); a preocupação com o desenvolvimento de competência comunicativa também pode ser percebida na integração da leitura e da escrita no ensino de Inglês como segunda língua; as HQs oferecem uma leitura leve e que agrada ao leitor, dentre outras considerações.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.06.29-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TendenciasConceituaisMetodologicasAdotadas.pdf646,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.