Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Analice Alves Marinho-
dc.contributor.authorSousa Junior, Paulo de Tarso Xavier-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:03:39Z-
dc.date.available2022-10-07T23:03:39Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16463-
dc.description.abstractIn this article our general objective is analyze a case of mathematical anxiety, presenting subsidies for the understanding of the phenomenon, as well as possibilities of acting in face of the occurrence. This study reports the case of a girl in the eighth grade of elementary school, with aggressive behavior during math classes. Here, we also describe the initial measures taken by the school, as well as the results obtained through this investigation. This study presents important considerations about mathematical anxiety, relating the conceptualization to the case presented and the reflections allow to discuss and think about postures and methodologies to be adopted, considered a relevant writing for education professionals, parents and/or guardians and students.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectAnsiedade matemáticapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectInterventioneng
dc.subjectMathematical anxietyeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleA ansiedade matemática no ambiente escolar: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeMathematical anxiety at scholl: within-case researcheng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como o objetivo geral analisar um estudo de caso de uma situação relacionada a ansiedade matemática, apresentando subsídios para o entendimento do fenômeno, bem como possibilidades de atuação frente à ocorrência. O estudo relata o caso de uma menina cursando o oitavo ano do ensino fundamental, com comportamentos de agressividade durante as suas aulas de matemática. O caso ainda descreve as medidas iniciais tomada pela escola, bem como os resultados obtidos por meio desta averiguação. A partir de então, o presente estudo apresenta considerações importantes sobre a ansiedade matemática, relacionando a conceituação ao caso apresentado. As reflexões permitem discutir e pensar em posturas e metodologias a serem adotadas nestes casos, considerado um escrito relevante para profissionais da educação, pais e/ou responsáveis e alunos.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.06.27-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnsiedadeMatematicaAmbienteEscolar.pdf191,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.