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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Educação permanente: mediação pela gestão do trabalho da Assistência Social e prevalência da precarização
Título(s) alternativo(s): Continuing education: mediation by the management of Social Assistance work and prevalence of precariousness
Autor(es): Moraes, Matheus Andrade de
Santos, Silmere Alves
Data do documento: Set-2021
Resumo: O presente trabalho situa-se a partir da experiência de Estágio Curricular I do curso de Serviço Social na Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social na Prefeitura Municipal de Aracaju. O objetivo principal é analisar a importância de uma formação continuada, principalmente, em temáticas que envolvem a interseccionalidade dos Direitos Humanos, para servidores/as municipais. A pesquisa foi realizada mediante análise histórica sobre a Assistência Social no Brasil, mediante pesquisa bibliográfica e documental. Para esta análise foi realizada uma historicização bibliográfica e documental sobre a Assistência Social no Brasil, unindo também a visão crítica que a experiência do estágio proporciona. A análise se desdobrou a partir do eixo qualitativo pela abordagem do materialismo histórico dialético. Como resultados verificou-se que a Educação Permanente é uma das formas de transformação societária e a importância de defender setores de Gestão do Trabalho como forma de diminuir os impactos da precarização na estrutura neoliberal e nas relações profissionais.
Abstract: The present work is based on the experience of Curricular Internship I of the Social Work course in the Coordination of Work Management and Continuing Education of the Municipal Secretariat for Family and Social Assistance in the Municipality of Aracaju. The main objective is to analyze the importance of a continuing education, mainly, in themes that involve the intersectionality of Human Rights, for municipal servants. The research was carried out through historical analysis of Social Assistance in Brazil, through bibliographical and documentary research. For this analysis, a bibliographic and documentary historicization of Social Assistance in Brazil was carried out, also joining the critical view that the internship experience provides. The analysis unfolded from the qualitative axis through the approach of dialectical historical materialism. As a result, it was found that Continuing Education is one of the forms of societal transformation and the importance of defending sectors of Labor Management as a way to reduce the impacts of precariousness in the neoliberal structure and in professional relations.
Palavras-chave: Educação permanente
Assistente social
Precarização do trabalho
Permanent education
Social assistance
Precariousness of work
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.15.05
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16467
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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