Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Alixandre Marques-
dc.contributor.authorNascimento, Erinaldo Ferreira do-
dc.contributor.authorVasconcelos, Carlos Alberto-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:05:16Z-
dc.date.available2022-10-07T23:05:16Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16473-
dc.description.abstractThe research is guided in a case study based on the information punctuated by means of Yin (2005), with qualitative approach, taken by Minayo et al. (1994) and aims to understand the processes of teaching planning through the conceptions of mathematics teachers in school environments. The subjects collaborating for the results of this research are five teachers from a Bahia municipality inserted in the Identity territory of Piemonte Norte Itapicuru. For this, a semi-structured questionnaire via Google form was used as an instrument of data collection, composed of eleven questions. The understanding of the aspects that address the school planning was based on Haydt (2011), Libâneo (2006), Melo (2004), Santiago and Barboza (2014). It is concluded in the results highlighted by the teachers' answers, that they mention as important the elaboration of the planning development in order to foresee processes such as: methodologies, procedures, activities organization, objectives, evaluation, inserted in the context of the learner, to be transmitted in their mathematics classes. Also, it was identified that they use the following plans in the school where they teach: school, curricular, teaching or didactic, which include course, unit and lesson planning, from the perspective of teaching and learning of mathematical content.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectPlanejamentopor
dc.subjectProfessores de matemáticapor
dc.subjectMathematics teachingpor
dc.subjectPlanningpor
dc.subjectMathematics teachpor
dc.titleConcepções de professores de matemática sobre o planejamento didáticopt_BR
dc.title.alternativeConcepts of mathematics teachers about didactic planningeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa norteia-se em estudo de caso com base nas informações pontuadas por meio de Yin (2005), tomadas por Minayo et al. (1994), com abordagem qualitativa, e tem por objetivo compreender os processos do planejamento de ensino por meio das concepções de professores de Matemática nos ambientes escolares. Os sujeitos colaboradores para os resultados desta pesquisa são cinco professores de um município baiano inserido no território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru. Para isso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado via Google Formulário, composto por onze perguntas. A compreensão sobre os aspectos que abordam o planejamento escolar pautou-se em Haydt (2011), Libâneo (2006), Melo (2004) e Santiago e Barboza (2014). Nessa perspectiva, conclui-se, nos resultados salientados pelas respostas dos professores, que eles mencionam como importante a elaboração do desenvolvimento do planejamento de forma a prever processos como metodologias, procedimentos, organização das atividades, objetivos e avaliação, inseridos no contexto do educando, para, assim, serem transmitidos em suas aulas de Matemática. Também, identificou-se que fazem uso dos seguintes planejamentos na escola em que lecionam: escolar, curricular, ensino ou didático, que abrangem os de curso, de unidade e aula, na perspectiva do ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.15-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConcepcoesProfessoresMatematicaPlanejamentoDidatico.pdf179 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.