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dc.contributor.authorDantas, Adenilde de Souza-
dc.contributor.authorCruz, Maria Helena S.-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:05:42Z-
dc.date.available2022-10-07T23:05:42Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16476-
dc.description.abstractThis article aims to identify and reflect how female education was proposed from the speeches produced by Comenius (Didactica Magna), by the Marquis de Condorcet (Five Memories on Public Education) and by Rousseau (Emile, or On Education). The text on screen is the result of qualitative research of the exploratory type. The methodology started from reading the texts of these authors in order to raise their main conceptions and proposals about female education. The results of the research showed that, the three authors have in common the understanding that woman’s mission is motherhood, family care and the education of children. The research showed that. from the three authors, Condorcet is the most progressive in terms of female education, and despite reproducing essentialist ideas, he contributed to the emancipation of women in society.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação das mulherespor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectRelações de gêneropor
dc.subjectEducation of womeneng
dc.subjectGender relationseng
dc.subjectPowereng
dc.titleEducação das mulheres através das lentes de Comenius, Condorcet e Rousseaupt_BR
dc.title.alternativeEducation of women through the lenses of Comenius, Condorcet and Rousseaueng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo pretende identificar e refletir como a educação feminina foi proposta a partir dos discursos produzidos por Comenius (A Didática Magna), pelo Marquês de Condorcet ( Cinco memórias sobre instrução pública) e por Rousseau (Emílio, ou Da Educação). O texto em tela é fruto de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. A metodologia partiu da leitura dos textos desses autores, com o intuito de levantar suas principais concepções e propostas acerca da educação feminina. Os resultados da pesquisa apontaram que os três autores têm como ponto em comum, a compreensão de que a missão da mulher é a maternidade, o cuidado da família e a educação dos filhos. A pesquisa evidenciou que, dos três autores, Condorcet é o mais progressista quanto à educação feminina, e que, apesar de reproduzir ideias essencialistas, contribuiu para a emancipação da mulher na sociedade.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.09-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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