Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16480
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Ensino por investigação no ensino remoto emergencial: novos tempos, antigos desafios
Título(s) alternativo(s): Teaching by investigation in emergency remote teaching: new times, old challenges
Autor(es): Santana, Ana Júlia Soares
Mota, Maria Danielle Araújo
Data do documento: Ago-2021
Resumo: O Ensino Remoto Emergencial (ERE) trouxe novas necessidades educacionais que exigiram readequação da prática pedagógica. O presente estudo está pautado em reflexões acerca do Ensino de Ciências e a abordagem Ensino por Investigação com o objetivo de analisar a construção e aplicação de um ensino investigativo durante as atividades de Estágio Supervisionado (ES) em uma turma de 6º ano de uma escola do nordeste brasileiro. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, buscando compreender o fenômeno tal onde ocorreu durante as atividades de estágio por meio da observação participante. Os resultados levantam questões sobre a necessidade de rever práticas e ressignificar o Ensino de Ciências e Biologia independente do contexto o qual se dá, presencial ou não, claro que respeitando os tempos e espaços característicos de cada ambiente. É possível inferir que esse trabalho pode contribuir para olhar as atividades de estágio de regência como espaço de pesquisas e articulação de teoria e prática; para explorar às potencialidades que o Ensino por Investigação pode oferecer para o Ensino de Ciências e Biologia, mesmo no contexto remoto; e para provocar novas investigações sobre a temática.
Abstract: Emergency Remote Teaching (ERE) brought new educational needs that required readjustment of pedagogical practice. This study is based on reflections on Science Teaching and the Teaching by Investigation approach with the aim of analyzing the construction and application of an investigative teaching during Supervised Internship (ES) activities in a 6th grade class of a school in the Brazilian Northeast. The methodology adopted was the qualitative approach, seeking to understand the phenomenon as it occurred during the internship activities through participant observation. The results raise questions about the need to review practices and give new meaning to the Teaching of Science and Biology regardless of the context in which it takes place, in person or not, of course respecting the times and spaces characteristic of each environment. It is possible to infer that this work can contribute to looking at conducting internship activities as a space for research and articulation of theory and practice; to explore the potential that Teaching by Investigation can offer for the Teaching of Science and Biology, even in a remote context; and to provoke new investigations on the subject.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial
Ensino de ciências
Ensino por investigação
Emergency remote teaching
Science teaching
Teaching by investigation
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.14
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16480
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoInvestigacaoEnsinoRemotoEmergencial.pdf176,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.