Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16494
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A importância de Arlindo Cruz nas transformações do samba a partir da década de 1980 |
Título(s) alternativo(s): | The importance of Arlindo Cruz in the transformations of samba since the 1980s |
Autor(es): | Meneses, João Luís dos Santos |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | O samba tocado nos “fundos de quintal” é uma tradição presente na cultura brasileira desde pelo menos o início do século XX, como revela a literatura (LOPES, 1992; SANDRONI, 2001; VIANNA, 2004). Tal prática “sobreviveu” nas favelas cariocas e permaneceu alheia à indústria fonográfica até a “descoberta” de Beth Carvalho e do produtor musical Rildo Hora na década de 1970, o que originou diversas transmutações no samba, sobre as quais este trabalho pretende discutir, especialmente aquelas provenientes do cantor carioca Arlindo Cruz. Sob a perspectiva transdisciplinar, ancorada especialmente em autores como Stuart Hall (2005), Hobsbawn (1997) e Tagg (1999), objetiva-se refletir sobre as seguintes perguntas: quais são as características dessa nova linguagem? Como elas dialogam com o seu tempo histórico? Em outras palavras, pretende-se investigar, analisar e interpretar aspectos sonoros – letra, melodia, harmonia, ritmo e expressão - e extra-sonoros - signos e sinais manifestados nos discursos, na idumentária e nos estilos de vida dos músicos - a partir da hipótese de que tais práticas são construções híbridas decorrentes da mundialização, onde as culturas distintas rompem fronteiras e se inter-relacionam criando novas “subculturas”. Tal processo é característico do que Hall (2005) chama de “identidade cultural na pós-modernidade”. |
Abstract: | Samba played in “backyards” is a tradition present in Brazilian culture since at least the beginning of the 20th century, as the literature reveals (LOPES, 1992; SANDRONI, 2001; VIANNA, 2004). This practice “survived” in the favelas of Rio de Janeiro and remained outside the phonographic industry until the “discovery” of Beth Carvalho and the music producer Rildo Hora in the 1970s, which gave rise to several transmutations in samba, which this work intends to discuss, especially those from Rio de Janeiro singer Arlindo Cruz. From a transdisciplinary perspective, anchored especially in authors such as Stuart Hall (2005), Hobsbawn (1997) and Tagg (1999), the objective is to reflect on the following questions: what are the characteristics of this new language? How do they dialogue with your historical time? In other words, it is intended to investigate, analyze and interpret sound aspects - lyrics, melody, harmony, rhythm and expression - and extra-sound - signs and signs manifested in the speeches, costumes and lifestyles of musicians - from hypothesis that such practices are hybrid constructions resulting from globalization, where different cultures break borders and interrelate creating new “subcultures”. This process is characteristic of what Hall (2005) calls “cultural identity in post-modernity”. |
Palavras-chave: | Samba Pagode Identidade cultural Musicologia Cultural identity Musicology |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.12.09 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16494 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ImportanciaArlindoCruzTransformacoesSamba.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.