Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Analia-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:34:52Z-
dc.date.available2022-10-07T23:34:52Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.ismnhttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.36-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16496-
dc.description.abstractEl artículo teje reflexiones entrelazadas por la cosmovisión afrobrasileña y la diversidad étnico-racial, fundamentada legalmente en la Ley 10.639 / 2003, legislación que es el resultado de años de lucha, acción política y social, políticas afirmativas y acciones estratégicas del Movimiento Negro Brasileño, para la inclusión en los planes de estudio, la enseñanza de la Historia y Cultura Africana y Afrobrasileña en instituciones públicas y privadas del país. Desde esta perspectiva, se busca discutir la relevancia de la diversidad étnico-racial, dialogando con las prácticas pedagógicas realizadas en Educación Básica para ampliar las discusiones y análisis en este segmento educativo. La lucha de los educadores y la movilización de los movimientos sociales muestran que es fundamental trabajar con la diversidad ética para minimizar el racismo y la discriminación racial presentes en la Escuela. La educación basada en los valores de las epistemologías afrobrasileñas e indígenas es una alternativa para los procesos educativos contemporáneos que quieren repercutir en la educación antirracista. Por lo tanto, buscamos afirmar los patrimonios culturales indígenas y africanos, con prácticas pedagógicas comprometidas con la diversidad, con el objetivo de minimizar el racismo, los estereotipos y las exclusiones para la reconstrucción de una sociedad más diversa y multiétnica.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectLei 10.639/2003por
dc.subjectDiversidadspa
dc.titleDiversidade étnico-racial e a lei 10.639/2003: reflexões e práticas na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeDiversidad étnico-racial e la ley 10.639 / 2003: reflexiones y prácticas en la educación básicaspa
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO artigo tece reflexões entrelaçadas pela cosmovisão africano-brasileira e a diversidade étnico-racial, embasadas legalmente pela Lei nº 10.639/2003, legislação que é fruto de anos de luta, ação política, social, políticas afirmativas e ações estratégicas dos Movimento Negro Brasileiro, para a inclusão nos currículos, ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos estabelecimentos públicos e particulares do país. Nessa perspectiva, almeja-se discutir a relevância da diversidade étnico-raciais, dialogando com práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica para ampliar as discussões e análise nesse segmento educacional. A luta dos educadores e a mobilização dos movimentos sociais, mostram que é imprescindível o trabalho com a diversidade ética para minimizar o racismo e a discriminação racial presentes na escola. A educação pautada nos valores das epistemologias afrobrasileiras e indígenas, é uma alternativa para os processos educativos contemporâneos que queiram reverberar a educação antirracista. Portanto, buscamos afirmar as heranças culturais indígenas e africanas, com práticas pedagógicas engajadas na diversidade, visando minimizar racismos, estereótipos e exclusões para a reconstrução de uma sociedade mais diversa e pluriétnica.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiversidadeEtnicoRacialLei10639.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.