Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16496
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Analia | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T23:34:52Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T23:34:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.ismn | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.36 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16496 | - |
dc.description.abstract | El artículo teje reflexiones entrelazadas por la cosmovisión afrobrasileña y la diversidad étnico-racial, fundamentada legalmente en la Ley 10.639 / 2003, legislación que es el resultado de años de lucha, acción política y social, políticas afirmativas y acciones estratégicas del Movimiento Negro Brasileño, para la inclusión en los planes de estudio, la enseñanza de la Historia y Cultura Africana y Afrobrasileña en instituciones públicas y privadas del país. Desde esta perspectiva, se busca discutir la relevancia de la diversidad étnico-racial, dialogando con las prácticas pedagógicas realizadas en Educación Básica para ampliar las discusiones y análisis en este segmento educativo. La lucha de los educadores y la movilización de los movimientos sociales muestran que es fundamental trabajar con la diversidad ética para minimizar el racismo y la discriminación racial presentes en la Escuela. La educación basada en los valores de las epistemologías afrobrasileñas e indígenas es una alternativa para los procesos educativos contemporáneos que quieren repercutir en la educación antirracista. Por lo tanto, buscamos afirmar los patrimonios culturales indígenas y africanos, con prácticas pedagógicas comprometidas con la diversidad, con el objetivo de minimizar el racismo, los estereotipos y las exclusiones para la reconstrucción de una sociedad más diversa y multiétnica. | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | por |
dc.subject | Diversidad | spa |
dc.title | Diversidade étnico-racial e a lei 10.639/2003: reflexões e práticas na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Diversidad étnico-racial e la ley 10.639 / 2003: reflexiones y prácticas en la educación básica | spa |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo tece reflexões entrelaçadas pela cosmovisão africano-brasileira e a diversidade étnico-racial, embasadas legalmente pela Lei nº 10.639/2003, legislação que é fruto de anos de luta, ação política, social, políticas afirmativas e ações estratégicas dos Movimento Negro Brasileiro, para a inclusão nos currículos, ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos estabelecimentos públicos e particulares do país. Nessa perspectiva, almeja-se discutir a relevância da diversidade étnico-raciais, dialogando com práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica para ampliar as discussões e análise nesse segmento educacional. A luta dos educadores e a mobilização dos movimentos sociais, mostram que é imprescindível o trabalho com a diversidade ética para minimizar o racismo e a discriminação racial presentes na escola. A educação pautada nos valores das epistemologias afrobrasileiras e indígenas, é uma alternativa para os processos educativos contemporâneos que queiram reverberar a educação antirracista. Portanto, buscamos afirmar as heranças culturais indígenas e africanas, com práticas pedagógicas engajadas na diversidade, visando minimizar racismos, estereótipos e exclusões para a reconstrução de uma sociedade mais diversa e pluriétnica. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DiversidadeEtnicoRacialLei10639.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.