Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFraga, Fabio Fontes-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:37:06Z-
dc.date.available2022-10-07T23:37:06Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16506-
dc.description.abstractWe aim to investigate the contributions of mathematics teaching in a contextualization perspective, with the insertion of controversial topics, in order to foster, stimulate discussions, problem solving and critical thinking, as a possibility of a methodological approach in the development of the teaching and learning mathematics. Contextualizing a content, especially in basic education, has an expectation of facilitating understanding of mathematical contents or to make them clearer and more attractive to students, we seek to develop contextualized problem situations, that usually has to do with everyday situations. However, thinking about a mathematics focused on contextualization, goes beyond this concept daily life and/or application, as we relate mathematics, with itself and/or with other areas of knowledge. We conceptualize the term contextualize, in the sense of making the relationships of mathematical contents with situations in contexts... address the importance of contextualization, in line with the PCN (1997) and the BNCC (2017). When dealing with mathematical knowledge in an appreciation of the context, we mention some authors such as Pavanello and Nogueira (2006), Tufano (2001), Tomaz and David (2013) and Sadovsky (2010). Monteiro and Ponpeu (2001) and Zuin and Freitas (2007) - controversial topics.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectContextualizationeng
dc.titleO ensino e a aprendizagem de matemática numa perspectiva de contextualização incluindo os temas controversospt_BR
dc.title.alternativeTeaching and learning mathematics from a contextualization perspective including controversial topicseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoTemos como objetivo investigar as contribuições do ensino de matemática numa perspectiva de contextualização, com a inserção dos temas controversos, afim de fomentar, estimular as discussões, resolução de problemas e um pensamento crítico, como uma possibilidade de abordagem metodológica no desenvolvimento do ensino e aprendizagem de matemática. Contextualizar um conteúdo, principalmente na educação básica, tem-se uma expectativa de facilitar a compreensão dos conteúdos matemáticos ou de torná-los mais claros e atrativos para os alunos, procura-se desenvolver situações-problema contextualizados, que normalmente tem a ver com situações do cotidiano. Entretanto, pensar em uma Matemática voltada para a contextualização, ultrapassa esse conceito de cotidiano e/ou aplicação, à medida que, relacionamos a Matemática, com ela mesma e/ou com outras áreas de conhecimento. Conceituamos o termo contextualizar, no sentido de fazer as relações dos conteúdos matemáticos com situações em contextos, abordar a importância da contextualização, em consonância com os PCN (1997) e com a BNCC (2017). Ao tratarmos do conhecimento matemático numa valorização do contexto, citamos alguns autores como Pavanello e Nogueira (2006), Tufano (2001), Tomaz e David (2013) e Sadovsky (2010). Ueno e Moraes (2007). Monteiro e Ponpeu (2001) e Zuin e Freitas (2007) - temas controversos.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.12-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoAprendizagemMatematicaTemasControversos.pdf127,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.