Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16508
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Os mestres da cultura popular no espaço educacional: aproximações e distanciamentos
Otros títulos : The masters of popular culture in the educational space: approximations and distances
Autor : Santos, João Bosco
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Nessa pesquisa foi analisado de que forma os saberes dos mestres da cultura popular, no município de Laranjeiras/SE, se aproximam e se distanciam do espaço educacional. Conclui-se que esses saberes se aproximam do espaço educacional através do trabalho feito pelas escolas acerca das datas comemorativas e se distanciam à medida que a secretaria municipal de educação se limita a apenas recomendar o trabalho pedagógico desses saberes sem colocar como uma prioridade, como uma política de educação do município, e sem colocá-los no currículo como conteúdo de fato a ser desenvolvido durante o ano letivo. Os sujeitos dessa pesquisa foram sete mestres da cultura popular do referido município, reconhecidos e gozando das benesses da Lei 909/2009; os duzentos e dez alunos do ensino fundamental da escola municipal “Prefeito José Monteiro Sobral” do povoado Mussuca em Laranjeiras/SE; dezesseis professoras e professores e três profissionais da equipe diretiva e pedagógica da mesma escola municipal; e dois técnicos da Secretaria Municipal de Educação do município de Laranjeiras/SE. Utilizou-se como método a pesquisa exploratória, lançando mão da entrevista, do questionário e da observação com os envolvidos na problemática.
Resumen : In this research, it was analyzed how the knowledge of the masters of popular culture, in the city of Laranjeiras/SE, approaches and distances itself from the educational space. It is concluded that this knowledge is closer to the educational space through the work done by schools on the commemorative dates and distances itself as the municipal education department limits itself to only recommending the pedagogical work of this knowledge without placing it as a priority, as a education policy of the municipality, and without putting them in the curriculum as actual content to be developed during the school year. The subjects of this research were seven masters of popular culture from that municipality, recognized and enjoying the benefits of Law 909/2009; the two hundred and ten elementary school students from the municipal school “Mayor José Monteiro Sobral” in the Mussuca village in Laranjeiras/SE; sixteen teachers and three professionals from the management and pedagogical team of the same municipal school; and two technicians from the Municipal Education Department of the municipality of Laranjeiras/SE. The exploratory research method was used, making use of an interview, a questionnaire and observation with those involved in the problem.
Palabras clave : Educação
Cultura popular
Cultura
Mestres da cultura
Popular education
Popular culture
Masters of popular culture
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16508
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MestresCulturaPopularEspacoEducacional.pdf149 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.