Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Karine Keily Rangel-
dc.contributor.authorSouza, Maria Celeste Reis Fernandes de-
dc.contributor.authorMendes Netto, Cristiane-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:40:42Z-
dc.date.available2022-10-07T23:40:42Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16511-
dc.description.abstractThe study discusses the entry and completion of women in higher education for a reflection about the female universe and the relationship with knowledge at university. It aims to propose a theoretical perspective on the relationship with knowledge and gender and adopts a systematic literature review with the search for articles in the Research Network on Relationship with Knowledge (REPERES). The results indicate a frequency of articles that deal with higher education in Brazil, and there are no studies on the theme presented here. It is concluded by the fertile possibility and relevance of studies about the approach of the relationship with knowledge and gender, by the possibility of expansion of the debates and the defense of gender equity in education and in the various fields of social life.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectGêneropor
dc.subjectRelação com o saberpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectGendereng
dc.subjectRelationship with knowledgeeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.titleEnsino superior e gênero: relação com o saber como perspectiva teóricapt_BR
dc.title.alternativeHigher education and gender: relationship with knowledge as a theoretical perspectiveeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO estudo coloca em discussão o ingresso e conclusão das mulheres no ensino superior para uma reflexão acerca do universo feminino e a relação com o saber na universidade. Tem como objetivo propor uma perspectiva teórica sobre a relação com o saber e gênero e adota a revisão sistemática de literatura com a busca de artigos na Rede de Pesquisas sobre Relação com o Saber (REPERES). Os resultados indicam uma frequência de artigos que versam sobre o ensino superior no Brasil, e não comparecem estudos sobre o tema ora apresentado. Conclui-se pela fértil possibilidade e relevância de estudos acerca da abordagem da relação com o saber e gênero, pela possibilidade de ampliação dos debates e pela defesa da equidade de gênero na educação e nos diversos campos da vida social.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.09.10-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoSuperiorGenero.pdf127,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.