Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Vinícius Almeida-
dc.contributor.authorAndrade, Gabriela França-
dc.contributor.authorMoura, Débora Moreira de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:41:32Z-
dc.date.available2022-10-07T23:41:32Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.ismnhttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.15.03-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16517-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic affected several spheres, including education in the school environment. The aim of this article is to reflect on the challenges of emergency remote education from the perceptions of a teacher and students in the final years of elementary school and high school, in a state school in Sergipe. Data were collected through questionnaires sent to students through Google Forms, in an interview with the teacher through Google Meet, and in remarks to WhatsApp groups. Data analysis was done qualitatively and comparatively through data triangulation. It was found that most of the students had difficulties in accessing teaching and the commitment of teaching during the pandemic, as well as that the teacher considered remote education in 2020 as a failure. It is concluded that emergency remote education, in reality studied, did not satisfactorily meet the basic needs for the implementation of the teaching process and learning, and it is urgent to think about improvements in access to digital information technologies and ways to recover the stimulus to participation in school activities, different links of the school community, with a view to the continuity of remote and/or hybrid education in 2021.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectObservaçãopor
dc.subjectObservationeng
dc.subjectSupervised internshipeng
dc.titleEnsino remoto emergencial: percepção de docente e discentes em uma escola estadual de Aracaju, Sergipept_BR
dc.title.alternativeEmergency remote teaching: perception of a teacher and students in a state school of Aracaju, Sergipeeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoA pandemia de Covid-19 afetou diversas esferas, dentre elas, a educação no ambiente escolar. O objetivo desse artigo é refletir sobre os desafios do ensino remoto emergencial a partir das percepções de uma docente e discentes nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, em uma escola estadual de Sergipe. Os dados foram coletados através de questionários enviados para os alunos através do Google Forms, em uma entrevista com a docente através do Google Meet, e em observações a grupos de WhatsApp. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa e comparativa por meio da triangulação de dados. Constatou-se que a maior parte dos alunos possuíam dificuldades no acesso ao ensino e o comprometimento do ensino durante à pandemia, também a docente considerou o ensino remoto no ano de 2020 como um fracasso. Conclui-se que o ensino remoto emergencial, na realidade estudada, não atendeu satisfatoriamente as necessidades básicas para concretização do processo de ensino e aprendizagem, sendo urgente pensar em melhorias no acesso às tecnologias digitais da informação e em formas de recuperar o estímulo à participação nas atividades escolares, dos diferentes elos da comunidade escolar, tendo em vista a continuidade do ensino remoto e/ou híbrido em 2021.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoRemotoEmergencialPercepcao.pdf132,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.