Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16523
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantana, Geneluça Cruz-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:42:22Z-
dc.date.available2022-10-07T23:42:22Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16523-
dc.description.abstractThe article aims to discuss the historical process of struggle of rural social movements in Latin America and the construction of the concept of Rural Education. Built from bibliographical research and anchored in the principles of construction of historical knowledge through the traces left by the past. We chose to approach movements that had similar agendas of struggles: the struggle for land, for agrarian reform and for education, encountering Zapatismo in Mexico and the Landless Rural Workers Movement (MST) in Brazil. Social inequalities and poor land distribution led to conflicts between peasants and landowners, different development projects for the countryside, and Rural Education arises as a reflection of the struggle of social movements for quality public education for rural peoples.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectMovimentos sociais do campopor
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)por
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectRural social movementseng
dc.subjectLandless Rural Workers Movementeng
dc.titleEducação do campo e movimentos sociais: a luta pela terra e por educaçãopt_BR
dc.title.alternativeRural education and social movements: the struggle for land and educationeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO artigo tem por objetivo discutir o processo histórico de luta dos movimentos sociais do campo na América Latina e a construção da concepção de Educação do Campo. Construído a partir de pesquisa bibliográfica e ancorado nos princípios de construção do conhecimento histórico através dos vestígios deixados pelo passado. Optou-se por abordar movimentos que tinham pauta de lutas semelhantes: a luta pela terra, pela reforma agrária e pela educação, encontrando o Zapatismo no México e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil. As desigualdades sociais e má distribuição de terras motivaram conflitos entre camponeses e latifundiários, projetos diferentes de desenvolvimento para o campo e a Educação do Campo surge como reflexo da luta dos movimentos sociais por uma educação pública de qualidade para os povos do campo.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.08-
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EducacaoCampoMovimentosSociais.pdf142,86 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.