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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16524
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Currículo educacional: uma análise acerca da educação especial de uma instituição privada em um município baiano |
Título(s) alternativo(s): | Educational curriculum: an analysis about special education in a private institution in a municipality of Bahia |
Autor(es): | Nascimento, Erinaldo Ferreira do Cruz, Alixandre Marques Pinheiro, Tatiana Pinheiro da Cruz |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | Neste texto é apresentado resultados de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa cujo objetivo foi identificar como a perspectiva da Educação Especial está sendo desenvolvida no currículo de um colégio da rede privada localizado em um município baiano. Para uma melhor compreensão desse documento, a análise documental baseou-se nos apontamentos dos documentos educacionais oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Estatuto da Pessoa com Deficiência. Já as informações acerca do currículo, tomou-se a partir de Lopes e Macedo (2011), Moreira e Candau (2007) e Haidt (2011). É importante evidenciar que o currículo pautado em modo tradicional e fragmentado não desenvolve a inclusão dos sujeitos, pois, currículos que seguem um padrão não proporciona o desenvolvimento de habilidades e independência dos educandos corroborando para uma exclusão social. A partir dos resultados identificados na análise da proposta curricular, foi possível afirmar que a única abordagem que versa sobre a educação especial, está apenas vinculada sobre o espaço físico da escola, em que se expõe uma rampa e banheiro adequadamente apropriados para esses educandos. |
Abstract: | This paper presents the results of a documentary research with a qualitative approach whose goal was to identify how the perspective of Special Education is being developed in the curriculum of a private school located in a city in Bahia. For a better understanding of this document, the documentary analysis was based on the notes of the official educational documents, such as the Law of Directives and Bases of National Education (LDB), the National Common Curricular Base (BNCC) and the Statute of the Person with Disabilities. The information about the curriculum was taken from Lopes and Macedo (2011), Moreira and Candau (2007) and Haidt (2011). It is important to highlight that the curriculum based on traditional and fragmented way does not develop the inclusion of subjects, because curricula that follow a standard does not provide the development of skills and independence of students corroborating to a social exclusion. From the results identified in the analysis of the curriculum proposal, it was possible to state that the only approach that deals with special education is only linked to the physical space of the school, which exposes a ramp and a properly appropriate bathroom for these students. |
Palavras-chave: | Currículo Educação especial Ensino Curriculum Special education Teaching |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.08 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16524 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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