Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Wildma Mesquita-
dc.contributor.authorMendes Netto, Cristiane-
dc.contributor.authorMorais, Rossana Ribeiro-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:42:36Z-
dc.date.available2022-10-07T23:42:36Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16525-
dc.description.abstractCon el objetivo de implementar acciones de apoyo a los estudiantes en el desarrollo y aprimoramiento de las soft skills, el curso de Sistemas de Información lanzó los Desafíos de Aprendizaje. Esta propuesta tuvo como objetivo proporcionar a los estudiantes de una mayor autonomía para los estudios y el desarrollo de hábitos de autoaprendizaje. Este trabajo tiene como objetivo compartir la experiencia de la realización de los Desafíos de Aprendizaje, con el intuito de fomentar el protagonismo del alumno en los procesos de enseñanza-aprendizaje. Metodología relato de experiencia de abordaje cualitativa y descriptiva, con base en el análisis de los relatos de los estudiantes durante la participación y reflexión sobre los Desafíos de Aprendizaje propuestos, análisis del formulario de evaluación respondido al final del proyecto. Los Desafíos de Aprendizaje fueron planeados para que acontezcan en cuatro semanas, abordando cuatro temáticas. Para cada desafío, se presentaron cuatro opciones de actividades, en las que los estudiantes pudieron elegir de cuál participar, de forma libre y autónoma. A partir del análisis de las respuestas de los estudiantes, se considera que la participación fue significativa. De esta forma, concluimos que los Desafíos de Aprendizaje lograron los objetivos propuestos.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectProtagonismo estudantilpor
dc.subjectDesafios de aprendizagempor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectProtagonismo estudiantilspa
dc.subjectDesafíos de aprendizajespa
dc.subjectEducación superiorspa
dc.titleDesafios de aprendizagem: estratégia para fomentar o protagonismo estudantil no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeDesafíos de aprendizaje: una estrategia para fomentar el protagonismo de los estudiantes en la educación superiorspa
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de implementar ações para apoiar os estudantes no desenvolvimento e aprimoramento de soft skills, o curso de Sistemas de Informação, lançou os Desafios de Aprendizagem. Essa proposta teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma maior autonomia para estudos e o desenvolvimento de hábitos de autoaprendizagem. Este trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência da realização dos Desafios de Aprendizagem, com o intuito de fomentar o protagonismo estudantil nos processos de ensino-aprendizagem. Metodologia relato de experiência de abordagem qualitativa e descritiva, com base na análise dos relatos dos estudantes durante a participação e reflexão aos Desafios de Aprendizagem propostos, análise do formulário de avaliação respondido no final do projeto. Os Desafios de Aprendizagem foram planejados para acontecerem em quatro semanas, abordando quatro temáticas. Para cada desafio foram apresentadas quatro opções de atividades, em que os estudantes podiam escolher de qual participar, de maneira livre e autônoma. Com base na análise das respostas dos estudantes, considera-se que a participação foi significativa. Dessa forma, concluímos que os Desafios de Aprendizagem atingiram os objetivos propostos pois proporcionaram aos estudantes oportunidades de reflexão sobre os estudos e os seus hábitos de aprendizagem.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.19-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesafiosAprendizagemProtagonismoEstudantil.pdf124 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.