Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16527
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Bruno César Barbosa | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Leliane da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T23:48:34Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T23:48:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-08 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16527 | - |
dc.description.abstract | This work aimed to investigate the conceptions of chemistry teachers about ethnoscience, considering the teaching practice and its training contexts. This study was developed with the collaboration of Basic Education Chemistry teachers who work in public and private schools in the states of Alagoas, Sergipe, Piauí, Pará and Amapá. This research has a qualitative methodological approach, and the data was collected through a questionnaire provided to teachers by the Google Forms Platform, Google Forms. The information obtained through this study was inquired through the content analysis proposed by Bardin (1977). From the results, it was noticed that the teachers' conceptions are still restricted to exemplifying or using the students' everyday, traditional or popular knowledge as a starting point for scientific knowledge. In this context, there was a limitation in the understanding of ethnoscience. This result raises concern about the true role of chemistry education in the face of cultural diversity in our country. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Etnociência | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.subject | Ethnoscience | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Chemistry teaching | eng |
dc.title | Etnociência e a formação de professores de química: concepções e práticas docentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Ethnoscience and the training of chemistry teachers: conceptions and teaching practices | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetivou investigar as concepções de professores de química sobre etnociência, considerando a prática docente e seus contextos de formação. O presente estudo foi desenvolvido com a colaboração de professores de Química da Educação Básica que atuam na rede pública e privada nos estados de Alagoas, Sergipe, Piauí, Pará e Amapá. Esta pesquisa tem uma abordagem de natureza metodológica qualitativa, tendo os dados sido coletados por meio de um questionário fornecido aos professores pela Plataforma do Google Forms, Formulários Google. As informações obtidas por meio deste estudo foram inquiridas através da análise de conteúdo proposto por Bardin (1977). Dos resultados, percebeu-se que as concepções dos professores ainda se restringem em exemplificar ou usar os conhecimentos cotidianos, tradicionais ou populares dos alunos como ponto de partida para o conhecimento científico. Nesse contexto, observou-se uma limitação no entendimento acerca da etnociência. Esse resultado causa uma preocupação em relação ao verdadeiro papel do ensino de Química diante da diversidade cultural em nosso país. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.07 | - |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EtnocienciaFormacaoProfessoresQuimica.pdf | 127,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.