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dc.contributor.authorSousa Junior, Paulo de Tarso Xavier-
dc.contributor.authorSantos, Analice Alves Marinho-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:48:50Z-
dc.date.available2022-10-07T23:48:50Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.ismnhttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.07-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16529-
dc.description.abstractThis paper consists of an experience report with the general objective of describing the application of the IDEIA test. The specific objectives are to investigate the development of the student's literacy process, explain the importance of the IDEIA test to investigate the development of phonological awareness, and discuss the importance of pedagogical intervention for learning. The IDEIA Protocol (2020) intervention consisted of administering the instrument to a five-year-old subject in order to evaluate the development of the test taker's phonological awareness. Four tests of the aforementioned exam were carried out, with results presented throughout this writing and, with the results, we highlight the solidification of the individual's literacy process, observing learning adequacy according to his age group. In this article we also present discussions about neuropsychopedagogy as a field of study and the importance of the neuropsychopedagogical intervention in institutional spaces, in order to help students and teachers in the learning process.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectNeuropsicopedagogiapor
dc.subjectProtocolo IDEIApor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectPhonological awarenesseng
dc.subjectNeuropsychopedagogyeng
dc.subjectIDEA protocoleng
dc.titleO Neuropsicopedagogo e o desenvolvimento da consciência fonológica: aplicação do Teste Idea (2021)pt_BR
dc.title.alternativeThe Neuropsychopedagogue and the development of phonological awareness: application of the Idea Test (2021)eng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em um relato de experiência que possui como objetivo geral descrever a realização da aplicação do teste IDEIA. Os objetivos específicos são: averiguar o desenvolvimento do processo de alfabetização do aluno; explicar a importância dos testes IDEIA para averiguarmos o desenvolvimento da consciência fonológica; discutir a importância da intervenção pedagógica frente a aprendizagem. A intervenção do Protocolo IDEIA (2020) consistiu na intervenção do instrumento em um sujeito de cinco anos, com o objetivo avaliar o desenvolvimento da consciência fonológica do testando. Foram realizados quatro testes do referido exame, com resultados apresentados ao longo deste escrito e, com os resultados, destacamos a solidificação do processo de alfabetização do indivíduo, observando adequação de aprendizagem de acordo com a sua faixa etária. Neste artigo também apresentamos discussões acerca da neuropsicopedagogia enquanto um campo de estudos e da importância da intervenção do neuropsicopedagogo em espaços institucionais, de forma a auxiliar alunos e professores no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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