Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16532
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Avaliação da aprendizagem no curso de ciências biológicas: das prescrições às práticas
Título(s) alternativo(s): Evaluation of learning in the course of biological sciences: from prescriptions to practices
Autor(es): Miranda, Joseval dos Reis
Silva, Flávio Vieira Carvalho da
Camarotti, Maria de Fátima
Data do documento: Ago-2021
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a perspectiva de avaliação da aprendizagem a partir dos documentos oficiais e identificar os instrumentos avaliativos utilizados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na perspectiva dos docentes e discentes. É caracterizada como um estudo de caso que tem como abordagem a pesquisa qualiquantitativa. Os dados foram coletados através de questionários junto ao público-alvo que são docentes e discentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa e dos documentos oficiais relacionados ao curso. A análise e intepretação dos dados foram realizadas através da análise de conteúdo e documental. Os resultados indicam que os documentos apontam para uma perspectiva generalista e burocrática da avaliação da aprendizagem. Tanto os docentes quanto discentes associam o tema em uma concepção distinta, sendo tanto tradicional e classificatória, como formativa e contínua. Observaram-se as utilizações de diversos instrumentos avaliativos e a permanência de prova entre os principais. Diante deste cenário, a pesquisa contribui na promoção do conhecimento sobre indicativos sobre as prescrições e práticas presentes nos documentos oficiais e não fazer docente dos professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Abstract: This research aims to analyze the learning evaluations based on official documents and identifying the evaluation tools used in the graduation course in Biological Sciences (CBS) of the Federal University of Paraíba (FUPB) from the perspective of teachers and students. It characterizes as a case study that has qualitative-quantitative research as the approach. The data was collected by surveying the target audience, teachers and students of the Graduation CBS of the FUPB, Campus I, João Pessoa, and the official documents related to the course. The data analysis and interpretation happened through content and documentary analysis. The results indicate that the documents point to a generalist and bureaucratic perspective of learning evaluation. Both teachers and students associate the theme in distinct ways, being both traditional and classificatory as formative and continuous. Several evaluative instruments, and the predominant presence of tests among the main ones, were observed. Given this scenario, the research contributes to the promotion of knowledge about the indications on the prescriptions and practices present in official documents and the practical activity of teachers of the Degree Course in Biological Sciences.
Palavras-chave: Práticas avaliativas
Formação docente
Educação superior
Evaluative practices
Teacher training
Higher education
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.05
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16532
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoAprendizagemCursoCienciasBiologicas.pdf137,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.