Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Joseval dos Reis-
dc.contributor.authorSilva, Flávio Vieira Carvalho da-
dc.contributor.authorCamarotti, Maria de Fátima-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:49:49Z-
dc.date.available2022-10-07T23:49:49Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16533-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the conceptions about learning evaluation of the teachers and students of the undergraduate course in Biological Sciences (CBS) of the Federal University of Paraíba (FUPB) and identify, among the CBS of the FUPB, as the experiences in their course that promoted reflection and preparation for the learning evaluation process. The research is characterized as a case study that has as approach, the qualitative-quantitative research and exploratory. The data was collected by surveying the target audience, which are, teachers and students of the Graduation UCBS of the UFPB, Campus I, João Pessoa. Data analysis and interpretation were performed through content analysis. The results indicate that, both teachers and students associate the theme and different conceptions. Thus, the evaluation of learning has been conceived in the Graduation CBS mediated by several different visions and practices, in which the evaluation is still carried out only by traditional logic, in which elements of action of verification of learning are preserved through isolated moments that occur through the application of exams.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectProcessos avaliativospor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectEvaluative processeseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.titleO lugar da avaliação da aprendizagem no contexto da formação inicial de professores de ciências biológicaspt_BR
dc.title.alternativeThe place of assessment of learning in the context of initial teacher training in biological scienceseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivos analisar as concepções sobre avaliação da aprendizagem dos docentes e discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e identificar entre os discentes de LCB da UFPB como as vivências em seu curso que promoveram a reflexão e preparação para o processo de avaliação da aprendizagem. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso que tem como abordagem a pesquisa qualiquantitativa e exploratória. Os dados foram coletados através de questionários junto ao público-alvo que são docentes e discentes do curso de LCB da UFPB, Campus I, João Pessoa. A análise e intepretação dos dados foram realizadas através da análise de conteúdo. Os resultados indicam que tanto os docentes quanto discentes associam o tema e concepções distintas. Desse modo, a avaliação da aprendizagem tem sido concebida no curso de LCB mediada por diversas visões e práticas distintas, nas quais ainda se perduram a avaliação sendo exercida apenas pela lógica tradicional, na qual se conservam elementos de uma ação de verificação da aprendizagem, através de momentos estanques que ocorrem pela aplicação de exames.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.05.04-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LugarAvaliacaoAprendizagemContexto.pdf136,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.