Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16546
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O estado, políticas educacionais e a contrarreforma na educação: um olhar sobre a reforma do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Estado, políticas educativas y contrarreforma en educación: una mirada a la reforma de la enseñanza secundaria
Autor(es): Souza, Fernanda de
Data do documento: Set-2021
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão conceitual sobre a teoria de Estado destacando a relação com as bases econômicas e materiais da sociedade e sua função na manutenção das relações de poder, propriedade e acumulação do capital. O estudo apresenta uma abordagem metodológica pautada na revisão bibliográfica e pretende estabelecer relações entre elementos da teoria de Estado e as políticas educacionais, fazendo um contraponto com os movimentos de contrarreforma em curso na atual conjuntura brasileira e as relações mais amplas com a manutenção da estrutura social capitalista neoliberal. Aborda-se sobretudo o movimento de reforma curricular caracterizado pela implementação do Novo Ensino Médio no Brasil. As conclusões sinalizam para uma conjuntura marcada por um movimento de contrarreforma intensificado por um processo de regressão dos direitos sociais, exclusão do acesso às camadas populares do pleno exercício de direitos sociais, dentre eles, ao direito à educação pública, gratuita e de qualidade.
Abstract: Este artículo presenta una discusión conceptual sobre la teoría del Estado, destacando la relación con las bases económicas y materiales de la sociedad y su papel en el mantenimiento de las relaciones de poder, propiedad y acumulación de capital. El estudio presenta un enfoque metodológico basado en una revisión bibliográfica y tiene la intención de establecer relaciones entre los elementos de la teoría del Estado y las políticas educativas, haciendo un contrapunto con los movimientos de contrarreforma en curso en la coyuntura brasileña actual y las relaciones más amplias con el mantenimiento de la social estructura capitalista neoliberal. Aborda principalmente el movimiento de reforma curricular caracterizado por la implementación de la Nueva Enseñanza Secundaria en Brasil. Las conclusiones apuntan a una situación marcada por un movimiento de contrarreforma intensificado por un proceso de regresión de los derechos sociales, exclusión del acceso a los estratos populares del ejercicio pleno de los derechos civiles, incluido el derecho a una educación pública gratuita y de calidad.
Palavras-chave: Estado
Políticas educacionais
Contrarreforma
Ensino médio
Reforma do ensino médio
Reforma de la enseñanza secundaria
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.19
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16546
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstadoPoliticasEducacionaisContrarreformaEducacao.pdf147,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.