Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Lécia Nájla dos Santos-
dc.contributor.authorOliveira, Julia Maria da Silva-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:53:14Z-
dc.date.available2022-10-07T23:53:14Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16547-
dc.description.abstractRestorative Justice (JR) is understood as a consistent set of strategies from different ancestral peoples, used for the prevention and resolution of conflicts, considering the needs of those involved. JR's principles and values ??guide various restorative practices, which initially emerged in the field of the judiciary and spread to other areas, including education. The objective of this work was to investigate the contributions of JR and its restorative practices for school education in Brazil. We favor research with a qualitative approach, descriptive and exploratory in nature, and employ the method of bibliographic research, with characteristics of a state of knowledge. We reviewed the writings in the CAPES Theses and Dissertations Bank. The results obtained revealed that JR and its practices have enormous potential in school education, with the restorative circle being the most recurrent practice and the teachers, the main subjects involved in its application. Although the studies analyzed show little success in the implementation of JR and restorative practices at school, this is configured as a feasible possibility in the prevention, treatment and reduction of conflicts in this space, as well as contributing to the construction and strengthening of healthy relationships between subjects who in it live together.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectJustiça restaurativapor
dc.subjectPráticas restaurativaspor
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectRestorative justiceeng
dc.subjectRestorative practiceseng
dc.subjectSchoolingeng
dc.titleJustiça restaurativa e a educação escolar no brasil: um estado do conhecimentopt_BR
dc.title.alternativeRestorative justice and school education in brazil: a state of knowledgeeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoA Justiça Restaurativa (JR) é compreendida como um conjunto consistente de estratégias oriundas de diversos povos ancestrais, empregado para prevenção e resolução de conflitos, considerando as necessidades dos envolvidos. Os princípios e valores da JR norteiam variadas práticas restaurativas, que inicialmente, surgiram no campo do judiciário e, disseminou-se para outras áreas, inclusive a educação. O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições da JR e suas práticas restaurativas para a educação escolar no Brasil. Privilegiamos a pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória e, empregamos o método da pesquisa bibliográfica, com características de um estado do conhecimento. Realizamos a recensão dos escritos no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados obtidos revelaram que a JR e suas práticas apresentam enorme potencial na educação escolar, sendo o círculo restaurativo a prática mais recorrente e os professores, principais sujeitos envolvidos em sua aplicação. Embora as pesquisas analisadas demostrem diminuto sucesso perante a implementação da JR e das práticas restaurativas na escola, esta se configura como possibilidade exequível na prevenção, tratamento e redução dos conflitos neste espaço, bem como contribui à construção e fortalecimento dos relacionamentos saudáveis entre os sujeitos que nele convivem.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.03-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JusticaRestaurativaEducacaoEscolarBrasil.pdf142,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.