Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16560
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorGraça, Janilce Santos Domingues-
dc.contributor.authorNascimento, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:56:13Z-
dc.date.available2022-10-07T23:56:13Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16560-
dc.description.abstractThis article aims to understand the importance of the Mentoring Project in welcoming freshmen at Tiradentes University. The development of this research was based on the high dropout rates evidenced in the first year of undergraduate courses, in particular, the courses of Architecture, Law, Engineering (Environmental, Civil, Production, Mechatronics, Electrical and Oil), Nursing, Nutrition and Dentistry. These courses were chosen because they have the largest number of students and, consequently, dropouts in the institution. It is, therefore, an investigation into the scenario of retention in higher education, with a view to permanence management and strategies to retain students. The sources of this research are: Reference for the University of Burgos Project (Spain), the Unit Mentorship Project, the Unit's educational statistics, among others. Regarding the theoretical options, this is a study based on the assumptions of affiliation, in Coulon's terms, using the concepts of tactics and strategy, according to Certeau. The methodology focused on quanti-qualitative and autobiographical research, in the terms of Delory-Momberger. In view of this, it is concluded that the Mentoring Project is an efficient strategy for welcoming new students, promoting the engagement between veteran students and freshmen at the Unit.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectAcolhimentopor
dc.subjectCalourospor
dc.subjectProjeto Mentoriapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectReceptionpor
dc.subjectFreshmenpor
dc.subjectMentoring projectpor
dc.titleAcolhimento de calouros na Universidade Tiradentes: um olhar no projeto mentoriapt_BR
dc.title.alternativeReception of freshmen at Tiradentes University: a look at the mentoring projecteng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo compreender a importância do Projeto Mentoria no acolhimento dos calouros na Universidade Tiradentes. O desenvolvimento desta pesquisa se fez a partir dos altos índices de evasão evidenciados no primeiro ano dos cursos de graduação, em especial, os cursos de Arquitetura, Direito, Engenharias (Ambiental, Civil, Produção, Mecatrônica, Elétrica e Petróleo), Enfermagem, Nutrição e Odontologia. A escolha desses cursos se deu por terem os maiores números de alunos e consequentemente de evasão na instituição. Trata-se, portanto, de uma investigação acerca do cenário da retenção na formação superior, tendo em vista a gestão de permanência e as estratégias para reter os alunos. Configura-se como fontes desta pesquisa: Referência para Projeto da Universidade de Burgos (Espanha), Projeto Mentoria da Unit, estatísticas educacionais da Unit, entre outros. Em relação às opções teóricas, trata-se de um estudo assentado nos pressupostos da afiliação , nos termos de Coulon, utilizando-se dos conceitos de tática e estratégia, segundo Certeau. A metodologia centrou-se na pesquisa quanti-qualitativa e autobiográfica, nos termos de DeloryMomberger. Em face disso, conclui-se que o Projeto Mentoria é uma estratégia eficiente no acolhimento dos novos estudantes, promovendo o engajamento entre os alunos veteranos e os calouros da Unit.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.10.06-
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AcolhimentoCalourosUniversidadeTiradentes.pdf128,25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.