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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16567
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Moreira, Ana Marcia Akaui | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T23:57:08Z | - |
dc.date.available | 2022-10-07T23:57:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.ismn | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.12.04 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16567 | - |
dc.description.abstract | Este artículo – un fragmento de la pesquisa de doutoramiento – tiene como objetivo comprender la idea de “competencias” presente en la Resolucion actual CNE/CP Nº2 de 2019, en cuanto a la formación de profesores de Artes Visuales, reflexionando sobre la distancia que existe entre el aprender y el desarrollase en el campo de las Artes. Creyendo en la formación de docentes críticos/reflexivos y con autonomia intelectual y profesional (FREIRE, 1996), me sitúo ante los fundamentos de la Base Nacional Comum da Formação do Professor (BNC – Formación) vinculado a la Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que indica una formación cuyo énfasis en la idea de “competencias” (que también se observa en los documentos rectores en la área econômica para los países en desarrollo). Ciertamente, refleja los valores de la sociedad actual y trae consecuencias para los sujetos que están en formación – en contraposición al desarrollo y profundización del conocimiento del mundo y de las cosas del mundo, a través del pleno ejercicio creativo que creemos es uno de los propósitos del campo de las Artes como un derecho. | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Artes visuais | por |
dc.subject | Formação de professores de Artes Visuais | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Arte como direito | por |
dc.subject | Formación de profesores de Artes Visuales | spa |
dc.subject | Arte como derecho | spa |
dc.title | A formação do professor de artes visuais e as ‘competências’ legais | pt_BR |
dc.title.alternative | La formación del profesor de artes visuales y las “competências” jurídicas | spa |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse artigo - fragmento da pesquisa de doutoramento – objetiva entender a ideia de “competências” presente na atual Resolução CNE/CP Nº2 de 2019, com relação à formação de professores de Artes Visuais, refletindo sobre a distância que existe entre o apreender e o desenvolver-se no campo das Artes. Acreditando numa formação de professores críticos/reflexivos e com autonomia intelectual e profissional (FREIRE, 1996), me posiciono diante dos fundamentos da Base Nacional Comum da Formação do Professor (BNC – Formação) atrelada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indicando uma formação cuja ênfase na ideia de “competências” (o que é observado também em documentos orientadores da área econômica para os países em desenvolvimento) certamente, reflete valores da sociedade vigente e traz consequências para os sujeitos que estão sendo formados - em contraposição ao desenvolvimento e ao aprofundamento dos conhecimentos do mundo e das coisas do mundo, por meio do pleno exercício criativo que acreditamos ser uma das finalidades do campo das Artes como direito. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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FormacaoProfessorArtesVisuais.pdf | 131,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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