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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Carolina Sampaio de Sá-
dc.contributor.authorGonçalves, Maria da Conceição Vasconcelos-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:57:16Z-
dc.date.available2022-10-07T23:57:16Z-
dc.date.issued2021-08-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.ismnhttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.10.05-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16568-
dc.description.abstractThis article highlights elements that demonstrate the relevance of the professional role of the social worker in educational institutions. From the 2000s onwards, the professional debate on education took a greater proportion between the deliberative instances of Social Work, as well as the formalization of student assistance, in 2007, and Decree no. 7234/2010, which instituted the National Student Assistance Program (PNAES). These factors drove the workers to understand the relevance of these socio-occupational spaces. In this sense, through documentary research, several possibilities for professional practice in education are indicated, but with the main focus on Federal Institutions of Higher Education (IFES). It was possible to identify that although the institutions are different, they have similar impasses, such as the centralization of female workers in student assistance and the difficulties in working conditions.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectInstituições Federais de Ensino Superior (IFES)por
dc.subjectEducationpor
dc.subjectSocial workpor
dc.subjectFederal Institutions of Higher Educationpor
dc.titleEducação: espaços para o exercício profissional da/o assistente socialpt_BR
dc.title.alternativeEducation: spaces for the professional practice of the social workereng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo sinaliza elementos que demonstram a pertinência da atuação profissional da/o assistente social em instituições de educação. A partir dos anos 2000 o debate profissional sobre a educação tomou maior proporção entre as instancias deliberativas do Serviço Social, como também a formalização da assistência estudantil, em 2007, e o Decreto nº 7234/2010, que instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Esses fatores impulsionaram as/os trabalhadoras/es a compreenderem a relevância destes espaços sócio-ocupacionais. Nesse sentido, através de pesquisa documental são sinalizadas várias possibilidades de exercício profissional na educação, mas com o enfoque principal nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Foi possível identificar que embora as instituições sejam diferentes possuem impasses semelhantes, a exemplo da centralização das trabalhadoras/es na assistência estudantil e as dificuldades nas condições de trabalho.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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