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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Rafael Paiva de-
dc.contributor.authorAlves, Vanessa da Silva-
dc.contributor.authorVitorino, Anderson-
dc.date.accessioned2022-10-07T23:58:03Z-
dc.date.available2022-10-07T23:58:03Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16573-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the perceptions of mathematics teachers and Libras (Brazilian Sign Language) interpreters regarding the teaching of mathematics to deaf students. The theoretical framework addresses educational issues for the inclusion of deaf people and is anchored in the considerations of authors such as Quadros (1997), Damázio (2007), Anjos (2019), among others. The methodology used in the work has a qualitative approach and is configured as a field research, developed in a public school, located in the city of Arapiraca-AL. Data collection took place through two questionnaires and a logbook, from which the perceptions of mathematics teachers and the Libras interpreter in regular teaching classes were recorded. The results show the influence of both professionals, teacher and interpreter of Libras, on the inclusion of deaf students in the school environment, where the perceptions that highlighted the practices of professionals for the teaching/learning process were highlighted.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectProfessor de matemáticapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectMathematics teachereng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.titlePercepções de inclusão de alunos surdos em sala de aula regular a partir do olhar de professores de matemática e do intérprete de libraspt_BR
dc.title.alternativePerceptions of inclusion of deaf students in a regular classroom from the look of mathematics teachers and libras interpretereng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo analisar as percepções dos professores de matemática e do intérprete de Libras (Língua brasileira de sinais) quanto ao ensino de matemática para alunos surdos. O referencial teórico abordou questões educacionais para a inclusão de surdos e esteve ancorado nas considerações de Quadros (1997), Damázio (2007), Anjos (2019), dentre outros. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa e se configurou como uma pesquisa de campo, desenvolvida em uma escola da rede pública, localizada no município de Arapiraca-AL. A coleta dos dados ocorreu por meio de dois questionários e diário de bordo, a partir dos quais foram registradas as percepções dos docentes de matemática e do intérprete de Libras em classes regulares de ensino. Os resultados mostraram a influência de ambos os profissionais, professor e intérprete de Libras, sobre a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar, destacando os indícios das práticas pedagógicas dos profissionais para o processo de ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.01-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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