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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Jurista, professor ou pesquisador? Quem é você no direito? A busca pelo espaço ideal de formação de professores que vise a suprir a ausência dos saberes pedagógicos na formação docente superior jurídica
Título(s) alternativo(s): Lawyer, professor or researcher? Who are you in law? The search for the ideal space for teacher training that aims to make up for the absence of pedagogical knowledge in higher legal teacher training
Autor(es): Malta, Fabiana
Data do documento: Set-2021
Resumo: O profissional da educação jurídica necessita de preparo, posto que não se ensina sem formação. O trabalho docente requer uma gama de saberes para enfrentar uma sala de aula, contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, bem como, com a formação crítica e reflexiva discente. É preciso aprender para ensinar. A presente pesquisa buscará discutir essa frágil formação, fazendo uma breve reflexão sobre a in (eficiente) formação docente jurídica à luz de Freire (2014), Saul e Saul (2016), Ramos (2016), Tardif, (2011) e Muraro (2010) e qual o espaço ideal para suprir essa ausência. A formação à docência superior jurídica ainda não despertou a preocupação das políticas públicas. Compactuando da ideia de Santos (2014), as Instituições têm enxergado os professores de Direito apenas como um especialista da respectiva área de atuação, mas não conseguem enxergá-los, também, como um especialista em ensino, como deveriam ser. Há o senso-comum, segundo o qual apenas a experiência e o conhecimento na área jurídica são suficientes para o desempenho docente, olvidando-se, no entanto, ou até mesmo desconhecendo a importância da formação pedagógica no processo de aprendizagem.
Abstract: Legal education professionals need to be prepared, as they do not teach without training. Teaching work requires a range of knowledge to face a classroom, contribute to the teaching and learning process, as well as critical and reflective student training. It takes learning to teach. This research will seek to discuss this fragile training, making a brief reflection on the in (efficient) legal teacher training in the light of Freire (2014), Saul and Saul (2016), Ramos (2016), Tardif, (2011) and Muraro ( 2010) and what is the ideal space to fill this absence. The formation of higher legal teaching has not yet aroused the concern of public policies. Complying with the idea of ??Santos (2014), the Institutions have seen law professors only as specialists in their respective area of ??expertise, but they cannot see them, too, as specialists in teaching, as they should be. There is common sense, according to which only experience and knowledge in the legal area are sufficient for teaching performance, forgetting, however, or even ignoring the importance of pedagogical training in the learning process.
Palavras-chave: Formação docente
Ensino superior
Direito
Teacher formation
Higher education
Law
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.04.05
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16575
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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