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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Temas transversais, um assunto contemporâneo?
Título(s) alternativo(s): Temas transversales, ¿un tema contemporáneo?
Autor(es): Botelho, Gabriela Rodrigues
Data do documento: Set-2021
Resumo: O uso de temas transversais para vincular os conteúdos escolares à assuntos do cotidiano vem se mantendo ao longo das mudanças normativas da educação brasileira. Sabendo que cada novo documento comporta perspectivas próprias e interesses historicamente localizados (SACRISTÁN, 2010), o objetivo deste artigo é fazer uma análise comparativa sobre como são definidos tais temas e a transversalidade nos seguintes documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais de Temas Transversais (PCN, 1997), Diretrizes Nacionais da Educação Básica (DCNEB, 2013) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Fundamentamos a análise em autores do campo do currículo (LOPES; MACEDO, 2011; BORGES, 2011; MOREIRA; CANDAU, 2007) e autoras que investigaram os temas transversais nos documentos brasileiros (CORCETTI; TREVISOL, 2004; JACOMELI, 2004). Para tanto, seguimos uma abordagem qualitativa de cunho documental (GIL, 2002). Os resultados indicam que a definição dos temas varia entre uma prescrição detalhada nos PCNs (1997) apresentando cinco temas; a diluição de temáticas em diferentes etapas e contextos das DCNEB (2013); e uma abordagem pulverizada na BNCC (2017) que propõe seis temas, subtemas e orientações de ordem didático-pedagógica. Já a noção de transversalidade não sofreu alterações.
Abstract: La utilización de temas transversales para relacionar los contenidos escolares a los temas del cotidiano se ha mantenido a lo largo de los cambios normativos de la educación brasileña. Sabemos que cada nuevo documento tiene sus propias perspectivas e intereses históricamente ubicados (SACRISTÁN, 2010), por eso, el objetivo de este artículo es realizar un análisis comparativo sobre cómo son definidos los temas y la transversalidad en los siguientes documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais de Temas Transversais (PCN, 1997), Diretrizes Nacionais da Educação Básica (DCNEB, 2013) y Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Basamos el análisis en autores del campo curricular (LOPES; MACEDO, 2011; BORGES, 2011; MOREIRA; CANDAU, 2007) y autoras que investigaron los temas transversales en los documentos brasileños (CORCETTI; TREVISOL, 2004; JACOMELI, 2004). Para ello, seguimos un enfoque documental cualitativo (GIL, 2002). Los resultados indican que la definición de los temas varía entre una prescripción detallada en los PCNs (1997) que presenta cinco temas; la dilución de temas en diferentes etapas y contextos de las DCNEB (2013); y un enfoque pulverizado en la BNCC (2017) que propone seis temas, subtemas y lineamientos de orden didáctico-pedagógico. La definición de transversalidad no ha cambiado.
Palavras-chave: Currículo
Documentos oficiais da educação
Transversalidade
Currículo
Documentos oficiales de la educación
Transversalidad
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.08
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16578
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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