Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Marinalva Ferreira do-
dc.contributor.authorLima, Zuleick de Almeida-
dc.contributor.authorAtaides Junior, Jorge Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-10-08T00:01:33Z-
dc.date.available2022-10-08T00:01:33Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16579-
dc.description.abstractThe need for innovative practices that aim to (re)signify the teaching of Geography has been defined as primordial and urgent insofar as the use of different technological resources presents itself as facilitators in the teaching-learning process. In this sense, this essay intends to present some didactic tools used in an interdisciplinary teaching proposal between Geography and Portuguese Language, whose objective was to motivate and make more explicit the learning of students on matters related to climate. It is possible to make use of modern resources such as Padlet, Wordwall and at the same time explore music by Luiz Gonzaga, Asa Branca, Xote Ecológico, among others, allowing the student to establish relationships between climatic and meteorological phenomena and their influence on the organization of geographic space, as well as correlating climate issues with their daily lives. This proposal was applied to 1st year high school classes at Juscelino Kubitschek de Oliveira State School, in Nova Xavantina-MT, and it was possible to perceive that it proved to be quite effective in terms of motivation, engagement and learning of those involved.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectTecnologias da educaçãopor
dc.subjectTeaching geographyeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectEducation technologieseng
dc.titleSaberes e prática: novas possibilidades para o ensino da climatologia escolarpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge and practice: new possibilities for teaching school climatologyeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoA necessidade de práticas inovadoras que visam (re) significar o ensino da Geografia tem se mostrado como primordiais e urgentes na medida em que o uso de diversos recursos tecnológicos se apresenta como facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, esse ensaio tenciona apresentar algumas ferramentas didáticas utilizadas em uma proposta de ensino interdisciplinar entre Geografia e Língua Portuguesa, cujo fito foi motivar e tornar mais significativa a aprendizagem dos escolares sobre os assuntos referentes ao clima. É possível fazer uso de recursos modernos como o Padlet, Wordwall e ao mesmo tempo explorar músicas de Luiz Gonzaga, Asa Branca, Xote Ecológico, dentre outras, permitindo ao aluno estabelecer relações entre os fenômenos climáticos e meteorológicos e sua influência na organização do espaço geográfico, bem como correlacionar os assuntos do clima com seu cotidiano. Essa proposta foi aplicada a turmas dos 1º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Município de Nova Xavantina-MT, sendo possível perceber que se revelou bastante eficaz no que concerne a motivação, ao engajamento e aprendizagem dos envolvidos.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.05-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SaberesPraticaClimatologiaEscolar.pdf123,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.