Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16582
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | O YouTube como instrumento pedagógico para o ensino de genética na pandemia de Sars-CoV-2 |
Other Titles: | YouTube as a pedagogical tool for teaching genetics in the Sars-CoV-2 pandemic |
Authors: | Nascimento, Josean Santos Santos, Thédyla Candida dos Nascimento, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do |
Issue Date: | Sep-2021 |
Resumo : | Com a pandemia de Covid-19 as instituições de ensino foram obrigadas a aderir ao ensino remoto ou híbrido para a continuidade do ano letivo escolar, requisitando dos professores a reinvenção de suas estratégias didáticas, como o uso de videoaulas do YouTube. Este trabalho é justificado pela essencialidade da apreciação dos conteúdos educacionais compartilhados em mídias digitais. Assim, a pesquisa objetivou avaliar e analisar 10 videoaulas disponibilizadas no YouTube sobre Genética. A metodologia utilizada foi a de pesquisa quali-quantitativa com teor exploratório e descritivo. Dessa forma, criou-se uma Rubrica de Avaliação para avaliar as 10 videoaulas selecionadas. Os critérios de avaliação foram a Linguagem, Duração, Conteúdo e Imagens Ilustrativas. Os resultados obtidos demonstram que o Canal Descomplica com 3,54 milhões de inscritos, é o canal com maior número de inscritos dentre os canais analisados. Constatou-se que com relação às Imagens Ilustrativas 50% das videoaulas eram excelentes, sobre o Conteúdo 60% das videoaulas eram excelentes, acerca da Duração 20% também eram excelentes e quanto a Linguagem 40% das videoaulas foram classificadas como Excelentes. Conclui-se que são perceptíveis as potencialidades que a plataforma YouTube apresenta como uma estratégia exequível para alçar a aprendizagem significativa de temas correlacionados a Genética. |
Abstract: | With the Covid-19 pandemic, educational institutions were forced to adhere to remote or hybrid teaching to continue the school year, requiring teachers to reinvent their teaching strategies, such as the use of YouTube video classes. This work is justified by the essentiality of the appreciation of educational content shared in digital media. Thus, the research aimed to evaluate and analyze 10 video classes available on YouTube about Genetics. The methodology used was the qualitativequantitative research with exploratory and descriptive content. Thus, an Evaluation Rubric was created to evaluate the 10 selected video classes. The evaluation criteria were Language, Duration, Content and Illustrative Images. The results obtained show that Canal Descomplica, with 3.54 million subscribers, is the channel with the highest number of subscribers among the analyzed channels. It was found that regarding the Illustrative Images 50% of the video lessons were excellent, about the Content 60% of the video lessons were excellent, about the Duration 20% were also excellent and regarding the Language 40% of the video lessons were classified as Excellent. It is concluded that the potentials that the YouTube platform presents as a feasible strategy to raise the significant learning of topics related to Genetics are noticeable. |
Keywords: | Genética Pandemia Videoaulas Genetics Pandemic Video lessons |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Is part of: | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identifier: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.03 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16582 |
Appears in Collections: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
YouTubeInstrumentoPedagogicoEnsinoGenetica.pdf | 142,64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.