Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16586
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Anderson Silva-
dc.date.accessioned2022-10-08T00:06:50Z-
dc.date.available2022-10-08T00:06:50Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16586-
dc.description.abstractThe construction of this article was based on an article section entitled "Culture, Tradition and Identity: Interface University and Quilombola Community", completed in 2017. The objective of the project was to collaborate in the reconstruction of the Political Pedagogical Project of a Quilombola School in Penedo,located in the community of Oitero. We use collaborative-interventional research as a methodological basis (IBIAPINA, 2013), that enabled the involvement of teachers and students of the Undergraduate Course in Biological Sciences /UFAL - U. E Penedo and the school community of that school. Within the school space, it was possible to (re)make the Pedagogical Political Project taking into account aspects such as cultural, social, historical values of this community. We can therefore perceive that every collective was willing to build collaborative cultures or break with the culture of professional isolation. Thus, what can be meaning and (res)meaning, during reading classes, depends on the organizational conditions and objectives of the work necessary for the teacher to build knowledge, in addition to a public policy.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEscola quilombolapor
dc.subjectProjeto Político Pedagógico (PPP)por
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectQuilombola schooleng
dc.subjectIdentityeng
dc.titleIdentidades em questão - estudo de caso com uma escola quilombola de Penedo/ALpt_BR
dc.title.alternativeIdentities in question - case study with a quilombola school of Penedo/ALeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoA construção deste artigo foi baseada num recorte da pesquisa intitulada “Cultura, Tradição e Identidade: Interface Universidade e Comunidade Quilombola”, concluído no ano de 2017. O objetivo do projeto foi colaborar na reconstrução do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Quilombola de Penedo, situada na comunidade do Oitero. Usamos como base metodológica, a pesquisa colaborativa – interventiva (IBIAPINA, 2013), que possibilitou o envolvimento de professores e estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas /UFAL – U. E Penedo e a comunidade escolar da referida escola. Dentro do espaço escolar, foi possível (re)fazer o Projeto Político Pedagógico levando em consideração os aspectos como os valores culturais, sociais, históricos desta comunidade. Podemos perceber portanto que todo coletivo estava disposto a construir culturas colaborativas ou romper com a cultura do isolamento profissional. Desta forma, o que pode ser significado e (res)significado, durante as aulas de leitura, depende das condições organizativas e objetivas do trabalho necessário para que o professor possa construir saberes, além de uma política pública de formação.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.01.07-
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
IdentidadesQuestaoEscolaQuilombolaPenedo.pdf218,71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.