Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Cléia-
dc.contributor.authorCavalcante, Valéria Campos-
dc.date.accessioned2022-10-08T00:07:15Z-
dc.date.available2022-10-08T00:07:15Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16589-
dc.description.abstractThis article aims to analyze the challenges faced by teachers in their pedagogical practices in EJA classes, in the context of the Covid-19 pandemic, in the city of Maceió. It is understood that in the pandemic scenario, Youth and Adult Education presents itself as one of the most vulnerable types of education, especially due to the social aspects of the students. This research is characterized as qualitative, from February to May 2021, with data collection being carried out through an online form. The methodological approach is a case study with a qualitative approach and bibliographical research. To corroborate, we have the theorists: Moreira; Sclemmer (2020); Cavalcante (2017); Moreira, Henrique and Barros (2020); Santos (2020); Gonçalves (2020) Arruda (2020). The study pointed out mediation and interaction in remote education as a great challenge for EJA teachers and students in the period of social isolation. Many socioeconomic difficulties in accessing classes were revealed, the situation of social inequality of students stood out, exposing the lack of access to technology, insufficient data package, unemployment and economic crisis present in the reality of EJA students, all of this in many situations prevented successful remote education in EJA.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)por
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectRemote teachingeng
dc.titlePráticas pedagógicas da/na EJA em tempos de pandemia: desafios no ensino remotopt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices of/in EJA in times of pandemic: challenges in remote educationeng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo traz como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos professores em suas práticas pedagógicas nas turmas de EJA, no contexto da pandemia da Covid-19, no município de Maceió. Compreende-se que no cenário pandêmico a Educação de Jovens e Adultos apresenta-se como uma das modalidades de ensino mais vulneráveis, sobretudo pelos aspectos sociais dos estudantes. Essa pesquisa se configura como qualitativa, no período de fevereiro a maio de 2021, tendo a coleta de dados sido realizada por meio de formulário online. O percurso metodológico é estudo de caso com abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica. Para corroborar, contamos com os teóricos: Moreira; Sclemmer (2020); Cavalcante (2017); Moreira, Henrique e Barros (2020); Santos (2020); Gonçalves (2020) Arruda (2020). O estudo apontou a mediação e interação no ensino remoto como um grande desafio para os professores e estudantes da EJA, no período de isolamento social. Muitas dificuldades socioeconômicas de acesso as aulas se revelaram, a situação de desigualdade social dos estudantes sobressaiu-se, expondo a falta de acesso à tecnologia, pacote de dados insuficiente, desemprego e crise econômica presente na realidade dos estudantes da EJA, tudo isso em muitas situações impediram uma educação remota bem sucedida na EJA.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2021.15.11.02-
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticasPedagogicasEJAPandemia.pdf135,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.