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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFraga, Flávio Fontes-
dc.date.accessioned2022-10-27T16:10:53Z-
dc.date.available2022-10-27T16:10:53Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16706-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofA formação de sujeitos ecológicos no Instituto Federal de Sergipe no município de Lagarto-SEpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCiências ambientaispor
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectMetodologia ativapor
dc.subjectRelação socioambientalpor
dc.titleEducação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma proposta de ensino das ciências ambientaispt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Núbia Dias dos-
dc.description.resumoO desenvolvimento deste e-book se deu a partir da pesquisa “A FORMAÇÃO DE SUJEITOS ECOLÓGICOS NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE NO MUNICÍPIO DE LAGARTO-SE”. O município está localizado na região centro-sul do agreste sergipano, a 75 km da capital Aracaju. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018 a população estimada em 2018 era de aproximadamente 104.000 habitantes Para tanto, a efetivação deste estudo se deu mediante a participação dos estudantes do ensino médio técnico integrado do IFS. O grupo desta pesquisa é bem diversificado, possui 44 estudantes ativos, desses, 15 são do sexo masculino e 29 do sexo feminino com média de idade de 16 anos. Os estudantes contribuirão como multiplicadores contínuos dos conhecimentos adquiridos no decorrer desse estudo. Enfatiza-se ainda a relevância de mobilizar a comunidade escolar para cuidar do meio ambiente, pensando na sustentabilidade das gerações presente e futura. Nessa perspectiva, o IFS constitui um elemento fundamental para o processo de formação de sujeitos ecológicos, visto que possibilita um ambiente de interação e espaço de construção, desconstrução e reconstrução de conhecimentos. Destarte, entendemos que as ações continuadas de ensino em ciências ambientais possibilitam aos envolvidos (re)significar práticas e conceitos socioambientais em seu cotidiano. Assim, compartilhamos 04 (quatro) oficinas pedagógicas e 02 (dois) cursos online, onde os temas foram escolhidos em comum acordo com os estudantes. A temática abordada visa a formação de sujeitos ecológicos, bem como compreender as raízes dos motivos que levaram a sociedade a se distanciar da natureza.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Ambientais (recursos educacionais e técnicos)

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