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dc.contributor.authorSilva, Adelma Talline-
dc.date.accessioned2022-11-03T23:07:22Z-
dc.date.available2022-11-03T23:07:22Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationSILVA, Adelma Talline. Casos investigativos como uma metodologia para a mobilização do pensamento crítico no ensino de Química: uma análise sob a perspectiva da pesquisa de desenvolvimento. 2022. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16746-
dc.description.abstractIn Science Teaching for Basic Education, Scientific Literacy is discussed as a mediation for the construction of scientific knowledge and the development of Critical Thinking (CP). Several studies have been carried out on teaching strategies that are potentially favorable for the development of Critical Thinking. As another alternative, we can bring the use of Investigative Cases (CI) as a teaching proposal that promotes Scientific Literacy and CT capabilities. This research aimed to investigate how IC can be used, as a didactic strategy, to mobilize the capacities of Critical Thinking in Chemistry classes, in the perception of a group of teachers in initial training. This study was structured in Design Research, a research methodology under development that allows the projection of the production of teaching strategies in cyclical stages seeking to improve the material produced, which in the case of this research sought to answer the research question of how IC can be used as a didactic strategy, capable of mobilizing PC capacity in Chemistry classes. Thus, this research aimed at the production and validation of IC with a group of graduates, members of the Pedagogical Support Program for Graduates at School - PROLICE - Chemistry Nucleus - of the Federal University of Sergipe. With the methodological path structured in Design Research or development research, through a system of elaboration-validation-re-elaboration of IC, in which the successive validations, which were carried out during a training course, are configured as part of the process of generating knowledge about the material that is sought to be developed to meet a certain objective. Such validations took place through the analysis of the ICs elaborated, questionnaires, discussions about IC and CP and the production of an Investigative Teaching Sequence. The interpretation of the data from this validation process took place through the Content Analysis technique, as it allows making inferences about the feasibility and reformulations of the first prototype. Among some of the results achieved, it was observed that the essential elements for the elaboration of a good Investigative Case are relevant to understand and help the production of this didactic strategy, as well as it can be noted that from the procedures adopted in the research it was possible to observe indications of mobilization of capacities to “Focus an issue”; “Making and evaluating inductions”; “Decide on an action” and “Interact with others” from Critical Thinking. It was also identified that although the activities were designed to express these capacities of Critical Thinking, the activities express capacities in different areas.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectQuímica (Ensino médio)por
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectCasos investigativospor
dc.subjectDesign researcheng
dc.subjectInvestigative caseseng
dc.subjectCritical thinkingeng
dc.subjectDesign researcheng
dc.titleCasos investigativos como uma metodologia para a mobilização do pensamento crítico no ensino de Química: uma análise sob a perspectiva da pesquisa de desenvolvimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Erivanildo Lopes da-
dc.description.resumoNo Ensino de Ciências para a Educação Básica discute-se a Literacia Científica como mediação para construção do conhecimento científico e desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC). Diversos estudos vêm sendo realizados sobre estratégias de ensino que sejam potencialmente favoráveis para o desenvolvimento do Pensamento Crítico. Como mais uma alternativa, podemos trazer o emprego de Casos Investigativos (CI) como uma proposta de ensino promotora da Literacia Científica e de capacidades do PC. Nesta pesquisa, objetivou-se investigar como os CI podem ser utilizados, quanto uma estratégia didática, para mobilizar as capacidades do Pensamento Crítico em aulas de Química, isso na percepção de um grupo de professores em formação inicial. Este estudo foi estruturado na Design Research, uma metodologia de pesquisa em desenvolvimento que permite a projeção da produção de estratégias de ensino em etapas cíclicas buscando o aprimoramento do material produzido, que no caso dessa pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: como os CI podem ser utilizados, como uma estratégia didática, capaz de mobilizar capacidade do PC em aulas de Química. Desse modo, essa pesquisa visou a produção e validação de CI junto a um grupo de licenciandos, membros do Programa Apoio Pedagógico Licenciandos/as na Escola – PROLICE – Núcleo de Química – da Universidade Federal de Sergipe. Com o percurso metodológico estruturado na Design Research ou pesquisa de desenvolvimento, mediante um sistema de elaboração-validação-reelaboração de CI, na qual as validações sucessivas, que foram realizadas durante um curso de formação, configuram-se como parte do processo de geração de conhecimento sobre o material que se busca desenvolver para atender um determinado objetivo. Tais validações, transcorreram mediante a análise dos CI elaborados, questionários, discussões sobre CI e PC e produção de uma Sequência de Ensino Investigativa. A interpretação dos dados desse processo de validações aconteceu através da técnica Análise de Conteúdo, pois permite realizar inferências sobre a viabilidade e as reformulações do primeiro protótipo. Entre alguns dos resultados alcançados, observou-se que os elementos essenciais para a elaboração de um bom Caso Investigativo são relevantes para compreender e auxiliar a produção dessa estratégia didática, assim como pode-se notar que a partir dos procedimentos adotados na pesquisa foi possível observar indícios de mobilização das capacidades de “Focar uma questão”; “Fazer e avaliar induções”; “Decidir sobre uma ação” e “Interagir com outros” do Pensamento Crítico. Identificou-se também, que embora as atividades tenham sido pensadas para expressarem essas capacidades de Pensamento Crítico, as atividades expressam capacidades de diversas áreas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Francisco, Welington-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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