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dc.contributor.authorRodrigues, Cae-
dc.date.accessioned2016-03-01T11:45:19Z-
dc.date.available2016-03-01T11:45:19Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.citationRODRIGUES, C. A ambientalização curricular de programas de Educação Física em universidades federais do Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 29, n. 3, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092015000300421&script=sci_arttext>. Acesso em: 01 mar. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1981-4690-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1675-
dc.description.abstractO objetivo do artigo foi analisar evidências de ambientalização curricular em programas de educação física no contexto do ensino superior brasileiro. De acordo com esse objetivo, o "corpus" de análise foi composto pelos planos de ensino de disciplinas que abordam questões ambientais em programas de educação física de Universidades Federais do Brasil. O "corpus" foi analisado a partir da Análise Textual Discursiva, metodologia que compreende: a) desmontagem dos textos (unitarização); b) estabelecimento de relações (categorização); c) captação de um novo emergente (metatexto original). As unidades de significado destacadas na etapa de unitarização foram organizadas em categorias pré-definidas a partir das características da Rede ACES para um estudo ambientalizado. A escolha desse referencial ("benchmark") se justifica por sua representatividade diante das produções científicas no campo ambiental, constituindo-se como significativo (con)texto social atual, trazendo em suas definições o resultado de embates históricos em torno da emergência/legitimação de elementos que constituem os atuais conceitos sobre o "ambiental". Esperar-se-ia, assim, que pelo menos os conceitos chaves de cada categoria fossem contemplados pelas propostas presentes em planos de ensino de disciplinas que propõem um diálogo entre o campo ambiental e o campo da educação física. No entanto, os resultados da pesquisa mostram uma realidade bem diferente, colocando em evidência as práticas esportivas e recreativas na natureza como foco quase que exclusivo das disciplinas que abordam questões ambientais em programas de educação física de Universidades Federais do Brasil. Nos argumentos conclusivos são apresentadas significativas evidências sobre as dimensões dos discursos ambientais que estão sendo incorporados pelos currículos de educação física no âmbito do ensino (superior), assim como novas/"alternativas" perspectivas que emergem nos encontros entre o campo ambiental e o campo da educação física._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The aim of the paper was to analyze evidences of curricular environmentalization in physical education programs in higher education settings in Brazil. Accordingly, the corpus of analysis was composed by guides of academic units that address environmental issues in physical education programs of Federal Universities in Brazil. The corpus was analyzed through Discursive Textual Analysis, methodology that comprises: a) disassembling of written texts ("unitarization"); b) establishing relations (categorization); c) capturing of an emerging novelty (original "metatext"). The "units of meaning" highlighted during the unitarization step were organized into predefined categories based on characteristics framed by the ACES Network for an environmentalized study. This benchmark was chosen due to its academic strength in front of the environmental field, presenting itself as a significant current social (con)text and bringing in its definitions results of historical clashes surrounding the emergency/legitimation of elements that constitute contemporary concepts about the "environment". Thus, it should be expected that at least the key concepts of each category were embraced by academic units that propose a dialogue between the environmental field and the field of physical education. However, the results of this research show a very different reality, putting in evidence sportive and recreational activities in nature as the almost exclusive focus of academic units that address environmental issues in physical education programs of Federal Universities in Brazil. Furthermore, the paper's conclusive arguments present significant evidences about the dimensions of environmental discourses that are being incorporated by physical education curricula in higher education settings, as well as new/"alternative" perspectives that emerge when the environmental and the physical education fields cross paths.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnsino escolarpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectFormal educationpt_BR
dc.titleA ambientalização curricular de programas de Educação Física em universidades federais do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCurricular environmentalization in Physical Education programs in brazilian federal universitiespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Attribution Licensept_BR
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