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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorBacelar, Felipe Simões-
dc.date.accessioned2022-12-14T17:09:28Z-
dc.date.available2022-12-14T17:09:28Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.citationBACELAR, Felipe Simões. Influência do uso de fibras no desempenho mecânico da brita graduada tratada com cimento. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16895-
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpor
dc.subjectMateriais de construçãopor
dc.subjectFibraspor
dc.subjectBritapor
dc.subjectCimentopor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectBrita graduada tratada com cimentopor
dc.subjectDesempenho mecânicopor
dc.titleInfluência do uso de fibras no desempenho mecânico da brita graduada tratada com cimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Fernando Silva-
dc.description.resumoNas últimas décadas, percebeu-se uma elevação do volume e das cargas de tráfego nas rodovias do país. Isso fez com que projetistas buscassem soluções para combater essa sobrecarga ao pavimento. Como solução, em muitos projetos, é utilizada base ou sub-base de materiais cimentados, entre esses, a Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC). Essa mistura fornece ao pavimento aumento da rigidez, contudo, como desvantagem, apresenta ruptura frágil e prematura por fadiga, ocasionando trincamentos e elevadas deformações, com danos à estrutura do pavimento. Isso acontece, principalmente, em razão da sua baixa tenacidade e resistência à tração, ocasionando processo de microfissuração na sua estrutura interna. Em vista disso, esta pesquisa analisou o efeito nas propriedades mecânicas da BGTC com a inserção de fibras de vidro, de aço, de polietileno e polipropileno (FF54 - monofilamento retorcido e Ultimax -monofilamento individual) e comparou com a mistura padrão (sem fibra), avaliando diversos parâmetros, como resistência à compressão, resistência à tração, módulo de elasticidade, módulo dinâmico, módulo resiliente, tenacidade e vida de fadiga. Com isso, de acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se concluir que houve melhoria no desempenho mecânico da BGTC com a inserção de fibras. Houve ganhos principalmente nos parâmetros de resistência à tração (com até 52% em relação à BGTC padrão), tenacidade (com até 1954% em comparação com a BGTC sem fibra) e vida de fadiga (com incremento de mais de 20 mil ciclos aos resultados da BGTC padrão), com melhores desempenhos das fibras de polipropileno. Além disso, ocorreu uma redução da rigidez (evidenciada pela redução nos módulos de elasticidade e módulo de resiliência). Esses parâmetros resistivos são fatores de fundamental importância no dimensionamento de pavimentos semirrígidos construídos com BGTC.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Engenharia Civil

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