Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Rosângela Cruz Freire dos-
dc.date.accessioned2022-12-20T14:46:57Z-
dc.date.available2022-12-20T14:46:57Z-
dc.date.issued2022-06-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Rosângela Cruz Freire dos. A utopia antropofágica de Oswald de Andrade: um ideal de Brasil sem roteiros. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16903-
dc.description.abstractThis Final Paper proposes a study on the birth and development of Oswald de Andrade's anthropophagic thought. Considering that anthropophagy is an aesthetic project presents in some of Oswald's other works, this study is primarily focused on the Anthropophagy Manifesto, published in 1928. Thus, the purpose will be to present an analysis about twenty-four aphorisms, seeking to unravel them through critical thinking and cultural reflection that suggests the transformation of foreign culture from the swallowing process. Anthropophagy, according to the modernist writer, emerged as a protest against, thus prevailing the idea of the 'free man'. Based on the appreciation of the anthropophagous Indian, the one who feeds on the enemy to obtain his qualities, Oswald relates to his anthropophagy this devouring that would result in a cultural assimilation with the aim of strengthening all Brazilian artistic production. Through the manifesto, Oswald critically presents not only the history of resistance of the Amerindians, but also their anthropophagy as an aesthetic and literary proposal that, due to its importance, also reached the political, anthropological, cultural, sociological and philosophical fields. In the manifesto, Oswald pointed out the fight against the culture considered 'trained' because anthropophagy meant transformation, that is, 'devouring' to transform and not to copy, this being the central idea of the manifesto: assimilate the culture of the other to in order to swallow what is necessary for the construction of their own culture.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectModernismo (Literatura)por
dc.subjectAntropofagia (Movimento literário)por
dc.subjectOswald de Andradepor
dc.subjectManifesto Antropófagopor
dc.subjectProposta estéticapor
dc.subjectAnthropophagous Manifesteng
dc.subjectAnthropophagyeng
dc.subjectAesthetic proposaleng
dc.titleA utopia antropofágica de Oswald de Andrade: um ideal de Brasil sem roteirospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Jacqueline-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso propõe um estudo sobre o nascimento e desenvolvimento do pensamento antropofágico de Oswald de Andrade. Tendo em vista ser a antropofagia um projeto estético presente em algumas outras obras de Oswald, este estudo está centrado primordialmente no Manifesto Antropófago, publicado em 1928. Assim, o propósito será apresentar uma análise sobre 24 aforismos, procurando desvendá-los através do pensamento crítico e da reflexão cultural que sugere a transformação da cultura estrangeira a partir do processo de deglutição. A antropofagia, segundo o escritor modernista, surgiu como um protesto às leis impostas pela civilização opressora, prevalecendo assim a ideia do ‘homem livre’. A partir da valorização do indígena antropófago, aquele que se alimenta do inimigo para obter as suas qualidades, Oswald relaciona à sua antropofagia essa devoração que resultaria em uma assimilação cultural com o intuito de fortalecer toda a produção artística brasileira. Através do manifesto, Oswald apresenta criticamente não só a história de resistência do ameríndio, mas também a sua antropofagia como uma proposta estética e literária que devido à sua importância alcançou também os campos político, antropológico, cultural, sociológico e filosófico. No manifesto, Oswald apontou a luta contra a cultura considerada ‘adestrada’, pois a antropofagia significava a transformação, ou seja, ‘devorar’ para transformar e não para copiar, sendo essa a ideia central do manifesto: assimilar a cultura do outro a fim de deglutir o que for necessário para a construção da sua própria cultura.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSANGELA_CRUZ_FREIRE_DOS_SANTOS-TCC.pdf539,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.