Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16907
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Um olhar sobre o ensino de língua portuguesa a partir das gramáticas virtuais/on-line |
Autor(es): | Lima, Graziele Thainá Maciel |
Data do documento: | 7-Jul-2022 |
Orientador: | Nascimento, Ana Karina de Oliveira |
Coorientador: | Souza, Marlene de Almeida Augusto de |
Resumo: | Nesta dissertação, apresento a minha experiência como professora de Língua Portuguesa da educação básica, a partir da qual reflito acerca da visão de língua/linguagem e de multimodalidade presente em três gramáticas virtuais selecionadas: “Nova Gramática On-line”, “Gramática.net.br” e “Norma culta: língua portuguesa em bom português”. A autoetnografia, um dos vieses metodológicos escolhidos para esta pesquisa, possibilitou ampliar o meu olhar sobre o ensino de Língua Portuguesa a partir das Gramáticas Virtuais/On-line, às quais tive acesso no início da pandemia de COVID-19. Este estudo efetiva-se também a partir de pesquisa documental (GIL, 2002), qualitativa (ANDRÉ, 2004) e interpretativista (MOITA LOPES, 1994). Partindo dos pressupostos de que a percepção da história constitui e afeta a percepção do presente (MENEZES DE SOUZA, 2011) e de que a gramatização diz respeito ao processo de instrumentalização de uma língua na base de duas tecnologias: o dicionário e a gramática (AUROUX,1992), esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o fazer docente do professor de Língua Portuguesa, a partir da minha experiência autoetnográfica ao buscar incluir essas gramáticas em minhas práticas como professora de Língua Portuguesa. Além disso, identifiquei os conteúdos abordados nesses materiais e como eles são trabalhados, tendo em vista as novas preconizações da BNCC (BRASIL, 2017, 2019) para o ensino de Língua Portuguesa. Outrossim, verifiquei quais são os recursos multimodais (escrito, som, imagem, movimento, vídeo etc.) presentes nesses materiais e se eles são explorados para o ensino dos assuntos gramaticais. Tal levantamento foi feito com a finalidade de traçar um estudo sobre o ensino de gramática na prática considerando-se o estudante contemporâneo e de modo a proporcionar-lhe uma aprendizagem gramatical reflexiva. Além disso, apresentei sugestões práticas de ensino outras analisando formas diferentes de entender a noção de língua/linguagem e a multimodalidade no trabalho com a gramática. A partir dos dados levantados e de sua análise, concluo que a multimodalidade é inserida nessas gramáticas de modo muito tímido, quase sem aproveitar todos os recursos que o ciberespaço proporciona. A elaboração das sugestões de atividades me possibilitou constatar ser necessário e possível que o professor compreenda o ensino da gramática para além de fixação de regras, como ainda proposto na maioria dos atuais manuais de ensino de Língua Portuguesa. É preciso proporcionar ao aluno contemporâneo, inserido em uma cultura digital, um ensino da língua em uma perspectiva multimodal inserindo e explorando imagens e outros recursos disponíveis no ciberespaço, tais como gifs, memes, vídeos, chats, de modo que ele reflita como a sociedade é organizada e qual seu papel na reorganização dessa sociedade garantindo a justiça social. |
Abstract: | In this dissertation, I report my experience as a Portuguese teacher in basic education. Besides that, I reflect on the concept of language and multimodality that is adopted in three virtual grammars: “Nova Gramática On-line” (New On-line Grammar), “Gramática.net.br” (Grammar.net.br) and “Norma culta: língua portuguesa em bom português” (Standard language: Portuguese language in correct Portuguese). The autoethnography, one of the methodological biases adopted in this research, allowed me to broaden my perspective on the teaching process of the Portuguese Language while using Virtual/Online Grammars, that I referred to at the beginning of the COVID-19 pandemic. This study is also based on documental (GIL, 2002), qualitative (ANDRÉ, 2004), and interpretive (MOITA LOPES, 1994) research. Assuming that the perception of history constitutes and affects the perception of the present (MENEZES DE SOUZA, 2011) and that the grammatization concerns the process of instrumentalization of a language based on two technologies: the dictionary and the grammar (AUROUX,1992), the aim of this research is to reflect on the Portuguese teaching process considering the autoethnography report of my experience including such Virtual/On-line Grammars in Portuguese classes. Furthermore, I identified the contents that are presented in these materials and how they are approached, considering the orientations for the teaching of Portuguese stated at BNCC (BRASIL, 2017, 2019). Besides that, I identified the multimodal resources (written, sound, image, movement, video, etc.) that are present in these materials and if they are mentioned during the process of teaching grammar. The investigation was carried out with the purpose of tracing a study on the teaching of grammar in social practice contexts to contemporary students in order to provide them with reflective grammar learning. In this dissertation, I also presented some practical teaching suggestions including the analysis of different ways of understanding the concept of language and multimodality in the grammar teaching process. From the data collected and its analysis, I conclude that multimodality aspects are included in grammar activities but in a superficial way since cyberspace resources are not completely exploited. Elaborating on some activity suggestions allowed me to verify that it is necessary and possible for teachers to understand the teaching of grammar as going beyond the standard language rules, as it is still proposed in most current Portuguese language teaching manuals. It is necessary to teach contemporary students, who live in digital societies, to take into account language from a multimodal perspective, including and exploring images and other resources available in cyberspace, such as gifs, memes, videos, and chats, so that they may reflect on how societies are organized and how they can contribute to reorganizing such societies, ensuring social justice. |
Palavras-chave: | Gramáticas virtuais Gramáticas online Autoetnografia Concepção de língua Concepção de linguagem Multimodalidade Virtual grammars Online grammars Autoethnography Language concept Multimodality |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Citação: | LIMA, Graziele Thainá Maciel. Um olhar sobre o ensino de língua portuguesa a partir das gramáticas virtuais/on-line. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16907 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GRAZIELE_THAINA_MACIEL_LIMA.pdf | 5,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.