Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Rogério Tenório de-
dc.date.accessioned2022-12-22T12:56:08Z-
dc.date.available2022-12-22T12:56:08Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Rogério Tenório de. Concepções metodológicas e ensino de língua inglesa na rede municipal de Aracaju : perspectivas pós-método. 2022. 209 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16911-
dc.description.abstractThis work analyzes the methodological conceptions and pedagogical strategies of three English language teachers from the final years of Elementary School in the municipal public schools of Aracaju-SE. This is a qualitative and interpretive study, whose data generation instruments involve the application of questionnaires and semistructured interviews. For analysis, we used as theoretical references the works of Kumaravadivelu (1994, 2001, 2003, 2008 and 2014). The data show that the postmethod perspectives in language teaching date from the late 1990s, but they were not part of the education of the participating teachers, although their methodological conceptions, in part, approach these perspectives. On the other hand, the prioritization of teaching grammar and reading persists as the main skills, despite the inclusion of other fields such as culture can already be noted. With structural and pedagogical restrictions, as well as those resulting from the COVID-19 pandemic, teachers find as an alternative the mix between what they learned in their education and adaptations made during the teaching process. The results indicate the need for a more specific continuous educational process for English language teachers, which enables them to develop strategies capable of contributing to the achievement of pedagogical objectives consistent with the creation of conscious and critical individuals, in addition to language teaching and based on a principled pragmatism.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectEnsino de inglêspor
dc.subjectMétodos de ensino de línguapor
dc.subjectEnglish teachingeng
dc.subjectTeacher’s educationeng
dc.subjectMethods for language teachingeng
dc.titleConcepções metodológicas e ensino de língua inglesa na rede municipal de Aracaju : perspectivas pós-métodopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Zacchi, Vanderlei José-
dc.description.resumoEste trabalho analisa as concepções metodológicas de três professores de língua inglesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais de Aracaju-SE a partir das perspectivas pós-método. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e interpretativista, cujos instrumentos de geração dos dados envolvem a aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas. Para análise, utilizo como referencial teórico os trabalhos de Kumaravadivelu (1994, 2001, 2003, 2006 e 2014). Os dados mostram que as perspectivas pós-método no ensino de línguas datam do final dos anos 1990, mas não fizeram parte da formação dos professores participantes, embora suas concepções metodológicas, em parte, se aproximem dessas perspectivas. Nas concepções metodológicas, persiste a priorização do ensino de gramática e leitura como principais habilidades, não obstante já ser possível notar a inserção de outros campos como a cultura. Com as restrições de ordem estrutural e pedagógica, bem como as decorrentes da pandemia de COVID-19, os professores encontram como alternativa a mescla entre o que aprenderam em sua formação e adaptações feitas durante o processo de ensino. Os resultados contribuem para sustentar a tese de que há a necessidade de um processo contínuo de formação, mais específico para professores de língua inglesa, que os habilite a elaborar estratégias capazes de contribuir para o alcance de objetivos pedagógicos condizentes com a formação de indivíduos conscientes e críticos, para além do ensino da língua e baseadas em um pragmatismo de princípios.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGERIO_TENORIO_AZEVEDO.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.