Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Jully Caroline Santos-
dc.date.accessioned2023-01-09T20:54:43Z-
dc.date.available2023-01-09T20:54:43Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Jully Caroline Santos. Intencionalidades, aspirações e vivências da leitura juvenil : as atitudes dos alunos do colégio Dom Luciano perante o ato de ler. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16928-
dc.description.abstractThe Reading is the central subject of this dissertation that the purpose was analyze the students’intentionalities, aspirations and livingness of reading from Dom Luciano School. To understand what in fact the Centre of Excellence’students read and like to read, the sociological listening and analyse elucidating substantial diagnose in this research. Through of Sociology of Education’ studies was available the theoreticalinvestigative support necessary to explain the relation among Family, school and social setting. Factors such as habitus, social class, linguistic codes, individual provisions, western civilization and singular relationships with the knowledge are the main sources of debate in this work. The methodology of research is based in observation field, interviews and surveys face-to-face and virtually with the students, teachers and parents. Indeed, the family is a one of central points of discussion, as far as the relationship of teenagers with the reading is directly linked to their family tie which is responsible for the first socialization since childhood. In this particular case, the parents´presence in this reality has shown itself improvident in the children’s reading practice, intencionally or not. Nevertheless, there are exceptional families which promote the reading in the children’lives even with social and financial limitations. The school, hence, provides continuation of familiar experiences with the reading as well as immerse the student into a partial and social classes system. Moreover, the new information technologies aggregated at cultural industry predominate among the recreation reading of these high school’s students according to the consolidates diagnosis.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLivros e leiturapor
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCentro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duartepor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectJovempor
dc.subjectSociologia da educaçãopor
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectSociology of educationeng
dc.subjectYoungpor
dc.titleIntencionalidades, aspirações e vivências da leitura juvenil : as atitudes dos alunos do colégio Dom Luciano perante o ato de lerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Ivan Fontes-
dc.description.resumoA leitura é o tema central desta dissertação que teve por objetivo analisar as intencionalidades, aspirações e vivências de leitura dos alunos do Colégio Dom Luciano. Para compreender o que de fato os alunos do Centro de Excelência leem e gostam de ler, a escuta e análise sociológicas forneceram diagnósticos substanciais nesta pesquisa. Através dos estudos da sociologia da educação e da leitura foi disponibilizado o suporte teórico-investigativo necessário para elucidar a relação implicante entre família, escola e educação. Fatores como habitus, classe social, códigos linguísticos, disposições individuais e relações singulares com o saber são as fontes principais de debate neste trabalho. A metodologia da pesquisa foi operada por meio de observação de campo, entrevistas e questionários de forma online presencial e virtual com os alunos, professores e pais. Aliás, a família é um dos pontos centrais da discussão, na medida em que a relação dos jovens com a leitura está diretamente ligada ao seu vínculo familiar o qual é responsável pela primeira socialização desde a infância. Neste caso em particular, a presença dos pais, na maioria das vezes, se mostrou improvidente com a prática de leitura dos filhos, intencionalmente ou não. Não obstante, existem exceções de famílias que favorecem a assiduidade de leitura na vida dos filhos mesmo com limitações sociais e financeiras. A escola, por conseguinte, dá continuidade das experiências familiares com a leitura, assim como imerge o aluno dentro de um sistema parcial de classes sociais. Além disso, as novas tecnologias da informação agregadas à indústria cultural preponderam entre as leituras recreativas desses jovens do ensino médio e modificam o contato desse público com a escrita, de acordo com o diagnóstico consolidado.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULLY_CAROLINE_SANTOS_NASCIMENTO.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.