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Document Type: Monografia
Title: Análise da caminhabilidade no entorno da praça do Tanque Grande Lagarto/SE
Authors: Santos, Isabela Pereira
Issue Date: 20-Oct-2022
Advisor: Araújo, Rozana Rivas de
Resumo : As condições do espaço urbano influenciam diretamente na vida das pessoas. Ao longo das décadas, o poder público priorizou investimentos direcionados à melhoria da infraestrutura para veículos individuais e motorizados e, por outro lado, desfavoreceu os espaços para os pedestres. Entende-se, atualmente, que o deslocamento a pé é o primeiro modal dentro da mobilidade urbana e, portanto, deve ser prioritário que todas as cidades tenham boa caminhabilidade para que os cidadãos realizem seus deslocamentos cotidianos de forma segura e confortável. Para auxiliar na avaliação da caminhabilidade que um local oferece, há diversas metodologias e ferramentas. Este TCC teve como objetivo analisar a caminhabilidade nas calçadas em uma área da cidade de Lagarto/SE. Após análise de quatro metodologias, optou-se pela utilização do Índice de Caminhabilidade (iCam) 2.0 doInstituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). A metodologia desta ferramenta em questão é composta por 15 indicadores distribuídos em seis categorias e dispõe de um sistema de pontuação que permite interpretar os resultados obtidos. A coleta de dados para avaliação dos indicadores foi realizada através de levantamento de campo no segmento de calçada, com avaliação qualitativa e quantitativa, atribuindo pontuação (0) ruim, (1) insuficiente, (2) suficiente ou (3) bom, representando a experiência do pedestre. A área analisada foi o entorno da Praça do Tanque Grande, na cidade de Lagarto/SE, e obteve como resultados valores insuficientes para as categorias de mobilidade (1,92) e ambiente (1,59), e ruins para as outras quatro categorias: calçada (0,94), atração (0,95), segurança viária (0,88) e segurança pública (0,00). De acordo com os critérios estipulados, o resultado do índice da área analisada revela que a experiência do pedestre na região é insuficiente, obtendo uma pontuação geral de 1,06, indicando a necessidade de ações de intervenção a curto prazo. Dessa forma, conclui-se que este trabalho utilizou procedimentos metodológicos eficientes e capazes de contemplar a avaliação do índice de caminhabilidade e permite a compreensão do efeito da qualidade da calçada na modalidade urbana, além de identificar as principais deficiências na infraestrutura desenvolvida para o pedestre, servindo, portanto, como instrumento para orientação de futuros projetos ou políticas públicas e privadas que tenham como objetivo melhorar a caminhabilidade na cidade de Lagarto/SE e outras cidades.
Abstract: The The conditions of urban space directly influence people's lives. Over the decades, the public authorities prioritized investments aimed at improving infrastructure for individual and motorized vehicles and, on the other hand, disadvantaged spaces for pedestrians. It is currently understood that walking is the first modal within urban mobility and, therefore, it must be a priority that all cities have good walkability so that citizens can carry out their daily commutes in a safe and comfortable way. To assist in assessing the walkability that a site offers, there are several methodologies and tools. This TCC aimed to analyze the walkability on sidewalks in an area of the city of Lagarto/SE. After analyzing four methodologies, it was decided to use the Walkability Index (iCam) 2.0 from the Institute for Transport and Development Policies (ITDP). The methodology of this tool in question is composed of 15 indicators distributed in six categories and has a scoring system that allows interpreting the results obtained. Data collection to evaluate the indicators was carried out through a field survey in the sidewalk segment, with qualitative and quantitative evaluation, assigning a score (0) bad, (1) insufficient, (2) sufficient or (3) good, representing the pedestrian experience. The area analyzed was the surroundings of Praça do Tanque Grande, in the city of Lagarto/SE, and obtained as results insufficient values for the mobility categories (1.92) and environment (1.59), and bad values for the other four categories: sidewalk (0.94), attraction (0.95), road safety (0.88) and public safety (0.00). According to the stipulated criteria, the result of the index of the analyzed area reveals that the pedestrian experience in the region is insufficient, obtaining an overall score of 1.06, indicating the need for short-term intervention actions. In this way, it is concluded that this work used efficient methodological procedures capable of contemplating the evaluation of the walkability index and allows theunderstanding of the effect of the quality of the sidewalk in the urban modality, in addition to identifying the main deficiencies in the infrastructure developed for the pedestrian, serving, therefore, as an instrument to guide future projects or public and private policies that aim to improve walkability in the city of Lagarto/SE and other cities.
Keywords: Arquitetura
Lagarto (SE)
Locomoção humana
Áreas para pedestres
Calçadas
Espaços públicos
Walkability
Sidewalks
City of Lagarto/SE
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citation: SANTOS, Isabela Pereira. Análise da caminhabilidade no entorno da praça do Tanque Grande Lagarto/SE. 2022. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16950
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

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